Transformações tecnológicas no ensino de matemática
um estudo sobre as multifaces do desenvolvimento do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p116-137Palavras-chave:
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo, Educação básica, Ensino de matemáticaResumo
Diferentes estudos têm evidenciado como o encontro da linguagem matemática formal e as tecnologias digitais influenciam e transformam a produção de formas de ensinar a disciplina. Entendendo a relevância da Tecnologia Digital (TD) na educação, esta pesquisa tem como objetivo analisar como o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge – TPACK) é desenvolvido por professores que atuam na Educação Básica, bem como suas influências nos processos de ensino e aprendizagem de matemática. Decidiu-se realizar a análise do corpus composto por dez artigos científicos publicados entre 2019 e 2023 pertencentes a uma pesquisa mais ampla coordenada por pesquisadores vinculados ao GT 07 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) que explanavam aspectos relacionados a TD. Trata-se, portanto de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os dados apontam para o reconhecimento do TPACK nos artigos como uma estrutura conceitual que permite compreender como os professores integram a tecnologia nos cenários de ensino da matemática e impulsionam a ação docente para se adaptar às demandas da sociedade e promover a aprendizagem dos estudantes.
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