Transformações tecnológicas no ensino de matemática

um estudo sobre as multifaces do desenvolvimento do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p116-137

Palavras-chave:

Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo, Educação básica, Ensino de matemática

Resumo

Diferentes estudos têm evidenciado como o encontro da linguagem matemática formal e as tecnologias digitais influenciam e transformam a produção de formas de ensinar a disciplina. Entendendo a relevância da Tecnologia Digital (TD) na educação, esta pesquisa tem como objetivo analisar como o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge – TPACK) é desenvolvido por professores que atuam na Educação Básica, bem como suas influências nos processos de ensino e aprendizagem de matemática. Decidiu-se realizar a análise do corpus composto por dez artigos científicos publicados entre 2019 e 2023 pertencentes a uma pesquisa mais ampla coordenada por pesquisadores vinculados ao GT 07 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) que explanavam aspectos relacionados a TD. Trata-se, portanto de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os dados apontam para o reconhecimento do TPACK nos artigos como uma estrutura conceitual que permite compreender como os professores integram a tecnologia nos cenários de ensino da matemática e impulsionam a ação docente para se adaptar às demandas da sociedade e promover a aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Lya Raquel Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2003) e mestrado em Matemática com concentração em Estatística pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). Foi professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco de 2006 a 2009 e atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí. Foi chefe do curso Bacharelado em Estatística por dois anos e subchefe por dois anos. É coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Estatística. Trabalha com projetos de extensão voltados para o uso de TICs e para o ensino de Estatística na Educação Básica. Atualmente, é aluna do Doutorado em Educação da UFPI.

 

Lana Thaís Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2021), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Na graduação entre os anos de 2018 a 2020 foi residente do Programa Residência Pedagógica/ subprojeto UFS - MATEMÁTICA, financiado pela CAPES. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, entre os anos de 2016 a 2018. Atualmente atua como professora da educação básica nos munícipios de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Glória. É membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Nordeste (NEPEMNE), Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEMAT) e Grupo de Pesquisa Argumentação, Inclusão e Educação Matemática. Principais linhas de estudo: Ensino e aprendizagem da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática, Processos de Argumentação no Ensino de Matemática.

Mayara de Miranda Santos, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Sul do Piauí (2011). Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduação em Docência do Ensino Superior (ISESPI). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA (2022). Atualmente professora do Instituto Federal do Piauí, campus São Raimundo Nonato. Tem experiência na área de Gestão e coordenação.

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

SANTOS, L. R. O. dos; SILVA, L. T. S.; SANTOS, M. de M. Transformações tecnológicas no ensino de matemática: um estudo sobre as multifaces do desenvolvimento do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 116–137, 2025. DOI: 10.23925/1983-3156.2025v27i2p116-137. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66797. Acesso em: 10 jul. 2025.

Edição

Seção

Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para dis