Mapeando o Campo Conceitual da função afim: primeiros passos<br>Mapping the Conceptual Field of linear function: first steps

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p193-204

Keywords:

Didática da Matemática. Campo Conceitual. Funções.

Abstract

Para o desenvolvimento este trabalho, partimos do pressuposto que um conceito não pode ser estudado e compreendido isoladamente por meio de uma única situação. Ao contrário, defendemos que são necessárias diferentes situações, diversos conceitos, símbolos, propriedades e teoremas interligados a um mesmo conceito formando um campo conceitual. Nesse sentido, fundamentado na teoria dos Campos Conceituais o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática - GEPEDiMa que congrega pesquisadores de diferentes universidades estaduais do Paraná, vem desenvolvendo pesquisas com o propósito de explicitar o Campo Conceitual das Funções tais como identificar e classificar situações matemáticas presentes no Campo Conceitual das funções e conhecimentos mobilizados por sujeitos de diferentes idades e níveis de escolaridade quando resolvem situações problemas referentes a este campo conceitual  com vistas a “mapear” o processo de construção do conceito de função. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns dos primeiros resultados obtidos pelas investigações realizadas pelo GEPeDiMa.

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Author Biography

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora pesquisadora Senior do PPGECEM/UNIOESTE e do PRPGEM/UNESPAR

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Published

2019-11-06

How to Cite

IGNATIUS NOGUEIRA, C. M.; REZENDE, V. Mapeando o Campo Conceitual da função afim: primeiros passos&lt;br&gt;Mapping the Conceptual Field of linear function: first steps. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p193-204. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45555. Acesso em: 24 apr. 2025.

Issue

Section

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.