O uso do software excel como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem de Estatística nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i2p337-355

Palavras-chave:

Estatística, Gráficos de barras, Excel, Anos Iniciais

Resumo

O presente artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, tem como objetivo analisar aprendizagens sobre construção de gráficos a partir de tabelas, por meio do software Excel, com alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para isso, duas turmas de escolas públicas em Pernambuco participaram desse estudo experimental, envolvendo uma diagnose e um pós-teste individual com duas questões contendo tabelas para serem representadas em gráfico, utilizando como recurso o lápis e papel. Na intervenção de ensino, os alunos construíram gráficos a partir de tabelas simples e de dupla entrada, utilizando o programa Excel. Os resultados evidenciaram que o aplicativo, para além de ser motivador, possibilitou uma rica discussão entre os alunos sobre diferentes unidades das escalas, além de ressaltar a necessidade de explicitação de todos os elementos que compõem as informações de uma tabela ou de um gráfico. Assim, conclui-se que é possível um trabalho com a construção de gráficos utilizando o Excel, oferecendo mais um recurso para aprendizagem de alunos dos anos iniciais.

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Biografia do Autor

Marcilia Elane do Nascimento Pontes, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Estudante do programa de Pós-graduação em Educção Matemática e Tecnológica - Edumatec

Gilda Lisbôa Guimarães, Universidade Federalde Pernambuco - Centro de Educação Edumatec

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Fez pós doutorado na Universidad de Burgos - Espanha e na Université Laval no CanadáProfessora efetiva da Universidade Federal de Pernambuco ministrando disciplinas no curso de Pedagogia e na Pós graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec.

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Publicado

2021-09-01