Jogo “Grelha Retangular 3 x 4”

uma proposta para o desenvolvimento do raciocínio probabilístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p486-522

Palavras-chave:

Jogo, Raciocínio Probabilístico, Raciocínio Combinatório, Diagrama de Árvore, Árvore de Probabilidades

Resumo

Trabalho que objetiva tornar conhecida proposta de ensino aprendizagem acerca de conteúdos básicos de combinatória e probabilidade, por meio de um jogo de tabuleiro nomeado Grelha Retangular 3 x 4. A proposta visa fomentar a apropriação, exercício e desenvolvimento do raciocínio combinatório, enquanto um diagrama de árvore é construído com o objetivo de mostrar possibilidades como uma partida pode se desenrolar a partir de tomadas de decisão dos jogadores por ocasião da movimentação de tampinhas de garrafa pet sobre o tabuleiro. O desenrolar da análise das possibilidades pode se dar logo após o início de uma partida (antes da primeira movimentação) ou a partir de um dado momento de jogo, até que a partida chegue ao seu final. Também fomenta o exercício e o desenvolvimento do raciocínio probabilístico, com o propósito de determinar chances de vitória para cada jogador, e de ocorrência de empate. Em prosseguimento e o consequente reconhecimento das regras do jogo, problemas de probabilidade devem ser propostos aos jogadores, conforme preconiza a teoria de Resolução de Problemas. A proposta do jogo está em consonância com indicações que estão presentes na BNCC – Base Nacional Curricular Comum para o ensino aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que culminou com a proposta do jogo, que tem como objetivo dimensionar a importância da proposição e criação de um jogo que contribua para melhorar o processo de ensino aprendizagem da Matemática de estudantes dos anos iniciais, e dispor um material didático para os seus professores.

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Biografia do Autor

Paulo Jorge Magalhães Teixeira, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Análise.

Doutor em Educação Matemática, área de pesquisa: Formação de professores que ensinam Matemática, Professor Associado I, GAN - Departamento de Análise, IME-UFF - Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2022-04-22