As organizações didáticas e matemáticas nos livros didáticos de matemática utilizados na escola básica brasileira<br>Las organizaciones didácticas y matemáticas en los libros didácticos de matemáticas utilizados en la escuela básica brasileña
DOI:
https://doi.org/10.23925/983-3156.2021v23i4p171-192Palabras clave:
Livros Didáticos, Organizações Matemáticas, Organizações Didáticas, Probabilidade.Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar quais são as organizações matemáticas e didáticas presentes nos livros didáticos utilizados nas escolas públicas brasileiras. Para atingirmos tal objetivo, analisamos duas coleções de livros didáticos, uma voltada para os quatro últimos anos do Ensino Fundamental e a outra para o Ensino Médio, ambas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático. Cada uma das coleções foi analisada à luz da Teoria Antropológica do Didático e, de acordo com as análises realizadas, encontramos Organizações Matemáticas limitadas a um saber fazer cuja razão de ser não é mais significativa na Instituição Escola. Tal fato pode ser observado analisando-se os Tipos de Tarefa e as técnicas presentes ao longo do capítulo destinado à Probabilidade. Quanto às organizações didáticas, observamos uma tendência tecnicista, ou seja, Tipos de Tarefa que demando apenas um enfoque procedimental, sem apelo à mobilização dos conceitos para a resolução do exercício.
This article aims to analyse the mathematical and didactic organisations present in the textbooks used in Brazilian public schools. For this, we examined two textbook collections, one for middle school and the other for high school, both approved by the National Textbook Programme. Each of the collections was analysed in the light of the anthropological theory of the didactic. The study unveiled mathematical organisations limited to a know-how whose raison d'être is no longer valuable in the school institution. This fact can be observed through the analysis of the types of task and the techniques found throughout the chapter aimed at probability. As for the didactic organisations, we observed a technicist tendency, i.e., types of task that demanded only a procedural focus, without requiring the mobilisation of concepts to solve the exercise.
Este artículo tiene como objetivo analizar las organizaciones matemáticas y didácticas presentes en los libros didácticos utilizados en las escuelas públicas brasileñas. Para ello, examinamos dos colecciones de libros didácticos, una para el liceo y la otra para bachillerato, ambas aprobadas por el Programa Nacional de Libros Didácticos Se analizó cada una de las colecciones a la luz de la teoría antropológica de lo didáctico. El estudio reveló organizaciones matemáticas limitadas a un saber hacer cuya raison d'être ya no se valora en la institución escolar. Este hecho se puede observar mediante el análisis de los tipos de tarea y las técnicas encontradas a lo largo del capítulo orientado a la probabilidad. En cuanto a las organizaciones didácticas, observamos una tendencia tecnicista, es decir, tipos de tarea que demandaban solo un enfoque procedimental, sin requerir la movilización de conceptos para resolver el ejercicio.
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