Educação matemática como instrumento de empoderamento:

um estudo exploratório a pesquisas nacionais e internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p145-176

Palavras-chave:

Empoderamento, Educação matemática, Educação matemática crítica, Educação libertadora, Revisão bibliográfica

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender como a educação matemática atua como instrumento de empoderamento ou de desempoderamento de estudantes e professores, como ela se conecta com o empoderamento e como o empoderamento é discutido no âmbito educacional. Para tal, realizamos um estudo exploratório a partir do mapeamento de produções científicas desenvolvidas em diferentes países da América, Europa, África, Ásia e Oceania. Foram analisados 64 trabalhos entre artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado do Banco Nacional de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Scientific Library Electronic Online (SciELO) e do Google Scholar, no período de 1996 a 2020. Esses trabalhos foram categorizados conforme público-alvo ou foco da pesquisa. A partir dessa organização, identificamos os níveis de escolaridade em que o empoderamento é mais discutido, o que possibilitou fomentarmos reflexões a respeito da necessidade de realizarmos pesquisas sobre essa temática nos níveis com menos discussões. Para a análise interpretativa, apresentação de resultados e levantamento de discussões sobre o tema no âmbito educacional, selecionados dez trabalhos. Os resultados mostraram que a educação matemática pode atuar como instrumento de empoderamento ao reconhecer que o fazer matemático precisa abordar questões sociais e políticas por meio de uma educação libertadora, e que ela pode atuar como instrumento de desempoderamento ao anular ou minimizar o poder criador de estudantes e professores, estimulando sua ingenuidade em detrimento de sua criticidade e satisfazendo os interesses dos grupos dominantes.

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Biografia do Autor

Mariana dos Santos Cezar, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp e Professora do Instituto Federal do Espírito Santo

Samuel Rocha de Oliveira, Professor Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Ph.D.(1992) in Physics pela University of Texas at Austin. Professor Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas no departamento de Matemática Aplicada desde 1996. É professor do programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Unicamp.

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Publicado

2022-10-31