Currículos oficiales y currículos moldeados de matemáticas en el ciclo de alfabetización

un análisis de la coherencia de los objetivos y actividades presentes en los planes de clase

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p78-98

Palabras clave:

Matemáticas, Ciclo de Alfabetización, Planificación

Resumen

Este artículo analiza la coherencia entre objetivos y actividades propuestas en planes de clase de Matemáticas para el Ciclo de Alfabetización. Se reconoce la planificación como un momento importante del trabajo pedagógico y como ser capaz de dar forma al plan de estudios que se desarrollará con los estudiantes. El estudio es de origen cualitativo valiéndose del delineamiento de la investigación documental. Para ello, los planes de clase, del período de ensenãnza a distancia, de profesoras del Ciclo de Alfabetización fueron analizados de modo descriptivo en cuanto a los objetivos anunciados y las actividades propuestas. Fue posible concluir, en este estudio, que gran parte de los planes analizados no presentaba una coherencia entre lo que decían desarrollar en los objetivos, tal cual habilidades y cómo operacionalizan esas intenciones en las actividades. Se concluyó, por lo tanto, que los currículos pueden perder su fuerza, cuando la planificación se centra exclusivamente en la ejecución de actividades.

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Biografía del autor/a

charlene origuela gaspar de pinho, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências – PPGEC/FURG

João alberto da silva, Universidade Federal do Rio Grande

João Alberto da Silva é Pedagogo e Psicólogo, com Pós-Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, com doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande-FURG junto aos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. É líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática dos anos Iniciais - GEEMAI. Coordenador Geral do Comitê Assessor da área de Educação da Fundação de Amparo à pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS (2019-2021). Gerencia Convênios de Cooperação Internacional do Brasil, financiados pela CAPES/AULP, com Moçambique e com o Cabo Verde para formação de professores em Ciências e Matemática, bem como tem acordos de cooperação com a Universidade de Salamanca (Espanha) e Universidade de Juliaca (Peru). É Consultor do INEP na Comissão de Assessoramento Didático-Pedagógico na área de Matemática e suas Tecnologias da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do INEP. Coordenador Adjunto da Equipe de Avaliação do Programa Nacional do Livro Didático para Matemática dos anos iniciais (PNLD 2018-2021) e Assessor Pedagógico do PNLD Ensino Médio (2021-2024). Fez parte da Diretoria Regional do Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) como 2º secretário (2018-2020). Foi coordenador adjunto (2018-2021) e atual coordenador geral (2022-2025) do GT01 da SBEM-Nacional sobre ensino de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais e pertence ao mandato atual do Conselho Nacional Editorial da SBEM, que edita as revistas da associação e organiza as políticas de publicação de livros e outras obras. Membro do Conselho Editorial da Editora CRV e da Editora da Universidade Federal de Rondônia. Coordena o projeto de extensão Programa de Alfabetização Matemática para formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais

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Publicado

2023-04-29

Cómo citar

ORIGUELA GASPAR DE PINHO, charlene; ALBERTO DA SILVA, J. Currículos oficiales y currículos moldeados de matemáticas en el ciclo de alfabetización: un análisis de la coherencia de los objetivos y actividades presentes en los planes de clase. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 78–98, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p78-98. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58242. Acesso em: 19 dic. 2024.