Impossibilidades e táticas de resistência para currículos de Matemática nos anos iniciais <br> Impossibilities and resistance tactics to mathematics curriculum in the elementary school

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/10.23925/1983-3156.2017v19i3p84-104

Palavras-chave:

Currículo, Discurso Pedagógico, Recontextualização, Educação Matemática.

Resumo

Este artigo discute os diferentes níveis do currículo e os discursos que circulam nos anos iniciais, tendo por referência o campo da Matemática. O objetivo é mapear as impossibilidades, contingências e resistência às mudanças propostas por reformas curriculares. Os procedimentos metodológicos são de ordem qualitativa e envolvem a produção e análise de discursos construídos a partir da fala de professores em grupos colaborativos de investigação. Identificou-se um discurso pedagógico oficial no nível do currículo prescrito, que projeta um ensino sem levar em conta impossibilidades e contingências do fazer escolar. No campo recontextualizador da escola, nota-se uma postura que desqualifica o discurso oficial e que oferece resistência à transformação por meio de traduções e de códigos próprios.

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Biografia do Autor

João Alberto da Silva, Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Universidade de Genebra. Professor do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática