Una unidad didáctica potencialmente significativa mediada por el aula invertida para enseñar poliedros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p256-28009

Palabras clave:

Secundaria, Poliedros, Aula invertida, Unidad didáctica potencialmente significativa

Resumen

Los poliedros son objetos de conocimiento en geometría, fundamental para el proceso de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Por lo tanto, se espera que los estudiantes, a lo largo de su escolarización, desarrollen habilidades de visualización espacial, razonamiento lógico y resolución de problemas. Este estudio fue desarrollado como una investigación cualitativa, se utilizó como metodología el estudio de caso. Es un segmento de una investigación de maestría que tuvo como objetivo evaluar el potencial de aplicar una Unidad de Enseñanza Potencialmente Significativa (UEPS) sobre poliedros en una clase de secundaria, basada en el trabajo metodológico realizado por el Aula Invertida. La aplicación tuvo lugar en una clase de segundo año de secundaria en el primer trimestre de 2023, con la participación de 14 estudiantes del sistema educativo estatal. Los datos se produjeron a partir del diseño, implementación y análisis de los resultados de la UEPS, considerando tres categorías seleccionadas para este trabajo: dimensión tecnológica y recursos aplicados (videos, textos, diapositivas, ejercicios), actividades diversificadas (juegos, experimentos de investigación, etc.) y el conocimiento de los estudiantes sobre poliedros. Los datos recopilados indican avances significativos en el aprendizaje de los estudiantes, destacando el compromiso, la autonomía y la comprensión de los alumnos sobre el tema, a pesar de los desafíos como el acceso limitado a internet. En conclusión, esta investigación sugiere que la metodología activa del Aula Invertida puede ser una alternativa eficaz para que los profesores de la escuela primaria minimicen las prácticas de enseñanza tradicionales.

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Biografía del autor/a

Adriana Pereira da Silva, Universidade federal de Sergipe

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Tiago Nery Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (2015), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2009), Especialização em Ciências da natureza e suas tecnologias(2007) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe - cidade universitária José Aloísio de Campos; Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPEGECIMA; Docente permanente e atualmente coordenador adjunto do Programa de Pós Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPF polo 11 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física - GPEF-UFS e Pesquisador do grupo Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências - LAPECI. Suas áreas de interesse são Ensino de Física e Educação Matemática. Dedica-se também a teorias de Aprendizagem, especialmente a da Aprendizagem Significativa, e a formação de professores

Denize da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Arteterapia pela FIZO-ALQUIMYART e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. É professora da Universidade Federal de Sergipe no Departamento de Matemática (Campus São Cristóvão). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos de Argumentação no Ensino de Matemática (GEPEM/IFS) e do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática. Tem experiência com formação de professores, com ênfase em Educação Matemática, atuando também com outros temas: Universo Explicativo. Relação com o Saber. Didática da Matemática. Educação Inclusiva e Currículo.

Andre Ricardo Magalhães, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. É Bacharel em Informática pela Universidade Católica do Salvador (1997). Especialista em Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação pela Universidade do Estado da Bahia (1999), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenador do Programa de Mestrado em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação na Universidade do Estado da Bahia. Foi eleito em 2009 como Presidente do Fórum da Área de Informática da CAPES- UAB. Atua como avaliador de cursos de graduação do INEP. Faz parte da base de consultores do INEP para elaboração de itens do ENEM na área de Matemática. Tem experiência na área de novas tecnologias e o processo de aprendizagem, dedicando-se principalmente a estudar sobre as Tecnologias da informação e da Comunicação e seus impactos nos processos educacionais. Autor de diversos artigos na área, têm tido publicações tanto nacionais quanto Internacionais. Atua também nos seguintes temas: Modelagem Cognitiva, Redes Sociais e Educação, Educação matemática, WEB 2.0, Interação Homem-Computador, Hipermídia Adaptativa e Gestão do Conhecimento.

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Publicado

2024-09-01

Cómo citar

PEREIRA DA SILVA, A.; NERY RIBEIRO, T. .; DA SILVA SOUZA, D.; RICARDO MAGALHÃES, A. Una unidad didáctica potencialmente significativa mediada por el aula invertida para enseñar poliedros. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 256–280, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i2p256-28009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66257. Acesso em: 26 sep. 2024.