Une unité d'enseignement potentiellement significative médiatisée par la classe inversée pour enseigner les polyèdres

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p256-28009

Mots-clés :

Lycée, Polyèdres, Classe inversée, Unité d'enseignement potentiellement significative

Résumé

Les polyèdres sont un objet de connaissance en géométrie, fondamental pour les processus d’enseignement et d’apprentissage des mathématiques. Par conséquent, on s’attend à ce que les élèves, tout au long de leur scolarité, développent des compétences en visualisation spatiale, raisonnement logique et résolution de problèmes. Cette étude a été menée en tant que recherche qualitative, caractérisée comme une étude de cas. Il s’agit d’un segment d’une recherche de maîtrise visant à évaluer le potentiel de l’application d’une Unité d’Enseignement Potentiellement Significative (UEPS) sur les polyèdres dans une classe de lycée, en s’appuyant sur le travail méthodologique réalisé par la Classe Inversée. L’application a eu lieu dans une classe de seconde année de lycée au premier trimestre de 2023, avec la participation de 14 élèves du système éducatif public. Les données ont été produites à partir du design, de la mise en œuvre et de l’analyse des résultats de l’UEPS, en tenant compte de trois catégories sélectionnées pour ce travail : dimension technologique et ressources appliquées (vidéos, textes, diapositives, exercices), activités diversifiées (jeux, expérimentations de type investigatif, etc.) et connaissance des élèves sur les polyèdres. Les données collectées indiquent des avancées significatives dans l’apprentissage des élèves, mettant en avant l’engagement, l’autonomie et la compréhension des élèves sur le sujet, malgré les défis tels que l’accès limité à Internet. En conclusion, cette recherche suggère que la méthodologie active de la Classe Inversée peut être une alternative efficace pour les enseignants de l’éducation primaire afin de réduire les pratiques d’enseignement traditionnelles.

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Bibliographies de l'auteur

Adriana Pereira da Silva, Universidade federal de Sergipe

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Tiago Nery Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (2015), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2009), Especialização em Ciências da natureza e suas tecnologias(2007) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe - cidade universitária José Aloísio de Campos; Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPEGECIMA; Docente permanente e atualmente coordenador adjunto do Programa de Pós Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPF polo 11 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física - GPEF-UFS e Pesquisador do grupo Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências - LAPECI. Suas áreas de interesse são Ensino de Física e Educação Matemática. Dedica-se também a teorias de Aprendizagem, especialmente a da Aprendizagem Significativa, e a formação de professores

Denize da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Arteterapia pela FIZO-ALQUIMYART e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. É professora da Universidade Federal de Sergipe no Departamento de Matemática (Campus São Cristóvão). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos de Argumentação no Ensino de Matemática (GEPEM/IFS) e do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática. Tem experiência com formação de professores, com ênfase em Educação Matemática, atuando também com outros temas: Universo Explicativo. Relação com o Saber. Didática da Matemática. Educação Inclusiva e Currículo.

Andre Ricardo Magalhães, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. É Bacharel em Informática pela Universidade Católica do Salvador (1997). Especialista em Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação pela Universidade do Estado da Bahia (1999), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenador do Programa de Mestrado em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação na Universidade do Estado da Bahia. Foi eleito em 2009 como Presidente do Fórum da Área de Informática da CAPES- UAB. Atua como avaliador de cursos de graduação do INEP. Faz parte da base de consultores do INEP para elaboração de itens do ENEM na área de Matemática. Tem experiência na área de novas tecnologias e o processo de aprendizagem, dedicando-se principalmente a estudar sobre as Tecnologias da informação e da Comunicação e seus impactos nos processos educacionais. Autor de diversos artigos na área, têm tido publicações tanto nacionais quanto Internacionais. Atua também nos seguintes temas: Modelagem Cognitiva, Redes Sociais e Educação, Educação matemática, WEB 2.0, Interação Homem-Computador, Hipermídia Adaptativa e Gestão do Conhecimento.

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Publiée

2024-09-01

Comment citer

PEREIRA DA SILVA, A.; NERY RIBEIRO, T. .; DA SILVA SOUZA, D.; RICARDO MAGALHÃES, A. Une unité d’enseignement potentiellement significative médiatisée par la classe inversée pour enseigner les polyèdres. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 256–280, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i2p256-28009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66257. Acesso em: 26 sept. 2024.