Competências dos alunos em atividades de modelagem matemática <br> Competences of the students in mathematical modeling activities

Auteurs

  • Lourdes Maria Werle Almeida UEL
  • Ana Paula Lorin Zanin UEL

Résumé

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou competências requeridas ou desenvolvidas pelos alunos com o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Nossas argumentações estão fundamentadas na análise de atividades de modelagem desenvolvidas por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. A opção metodológica para as análises está baseada na Teoria Fundamentada em Dados. A partir das análises concluímos que é possível considerar dois grupos de competências dos alunos: competências intra-modelagem e competências extra-modelagem. Podemos também inferir que as competências dos alunos estão associadas a sua familiarização com o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática.


This article presents results of a survey investigating competencies required or developed by the students with the development of mathematical modeling activities. Our arguments are based on the analysis of modeling activities by students of a Degree in Mathematics. The methodological approach for the analysis is based on the Grounded Theory. From the analysis we concluded that it is possible to consider two groups of students' competencies: intra-modeling competencies and extra-modeling competencies. We can also infer that students' competencies are associated with their familiarization with the development of mathematical modeling activities.


Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Lourdes Maria Werle Almeida, UEL

Professora da Universidade Estadual de Londrina desde 1985, estando atualmente na categoria de professor associado e atuando no curso de graduação em matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, programa no qual já ocupou a função de coordenadora e de vice-coordenadora.Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, formação de professores de matemática sendo coordenadora do GRUPEMAT Grupo de Pesquisas sobre Modelagem e Educação Matemática. Como membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, compõe também a Comissão Editorial da SBEM Paraná. Atualmente é coordenadora do GT de Modelagem Matemática da SBEM nacional.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2660354136462141

 

 

Références

ALMEIDA, L. M. W. ; Silva, K.A. P. Semiótica e as ações cognitivas dos alunos em atividades de modelagem matemática: um olhar sobre os modos de inferência. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 18, p. 623-642, 2012.

ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.

ALMEIDA, L. M. W. ; VERTUAN, R. E. . Discussões sobre como fazer modelagem matemática na sala de aula. In: Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática. Lourdes Maria Werle de Almeida; Eleni Bisognin; Jussara de Loiola Araujo. (Org.) 1ed. Londrina: EDUEL, v. 1, p. 19-44, 2011.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, H. C. A matematização em atividades de modelagem matemática. Alexandria. V 8, n 3, p 207-227, 2015.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2002.

BISOGNIN, E. BISOGNIN, V. Modelagem e competências matemáticas: uma investigação com professores em formação continuada. Revemat, v 9, N 2, p 13-144, 2014.

BLUM, W; FERRI, R. B. Mathematical Modelling: Can It Be Taught And Learnt? Journal of Mathematical Modelling and Application, Vol. 1, No. 1, p 45-58, 2009.

BLOMHØJ, M. ; JENSEN, T. H. Developing mathematical modeling competence: conceptual clarification and educational planning. Teaching Mathematics and its applications. Volume 22, No. 3, p. 123 – 139, 2003.

CHARMAZ, K. Constructing Grounded Theory: a practical guide through qualitative analysis. Londres: SAGE Publications, 2006.

CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DIAS, I. S. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 14, Número 1, Janeiro/Junho de 2010, p 73-78.

HENNING, H.; KEUNE, M. Levels of modeling competence. In: KAISER, G. et al. (ed.). Trends in Teaching and Learning of Mathematical Modelling: International Perspectives on the Teaching and Learning of Mathematical Modelling (ICTMA 14). New York: Springer, p. 225-232, 2011.

JENSEN, T. H. Assessing mathematical modelling competencies. In C. Haines, P. Galbraith, W. Blum, & S. Khan (Eds.), Mathematical modelling (ICTMA 12): Education, engineering and economics (pp. 141–148). Chichester: Horwood, 2007.

KAISER, G.; SRIRAMAN, B. A global survey of international perspectives on modelling in mathematics education. ZDM – The International Journal on Mathematics Education, Vol. 38 n. 3, pp. 302-310, 2006.

KAISER, G. Modelling and Modelling competencies in scholl. In: Mathematical Modelling: Education, Engineering and Economics ( ICTMA 12), Horwood Publishing Chichester, UK, 110-119, 2007.

MAAβ, K. Barriers and opportunities for the integration of modelling in mathematics classes: results of an empirical study. In: BLOMHOJ, M.; BRANDELL, G.; NISS, M. (Eds). Teaching mathematics and applications: the 10th ICME. Conpenhagen, p. 61-74, 2005.

MAAβ, K. What are modelling competences? ZDM, Vol. 38 (2), 2006.

MISCHO, C.; MAAβ, K. Which personal factors affect mathematical modelling? The effect of abilities, domain specific and cross domain-competences and beliefs on performance in mathematical modeling. Journal of Mathematical Modelling and Application, Vol. 1, No. 7, 3-19, 2012.

NISS, M.; HØJGAARD, T. Competencies and Mathematical Learning. English edition, October, 2011.

PATROCÍNIO JÚNIOR, C. A. Os ciclos explicativos e as diversas práticas de modelagem na Educação Matemática. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática — CNMEM, 5, Universidade Federal de Ouro Preto/Universidade Federal de Minas Gerais, Ouro Preto. Anais. Ouro Preto, p. 843-854, 2007.

PERRENET, J.; ZWANEVEL, D. The Many Faces of the Mathematical Modeling Cycle. Journal of Mathematical Modelling and Application. Vol. 1, No.6, 3-21, 2012.

WINCH, C.; GINGELL, J. Dicionário de Filosofia da Educação. Tradução de: Renato Marques de Oliveira. São Paulo: Contexto, 2007.

Téléchargements

Publiée

2016-09-14

Comment citer

ALMEIDA, L. M. W.; ZANIN, A. P. L. Competências dos alunos em atividades de modelagem matemática &lt;br&gt; Competences of the students in mathematical modeling activities. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 18, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/26529. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos