Autenticidade em Atividades de Modelagem Matemática: em busca de um design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p108-144

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Autenticidade, Educação Matemática, Design

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre a autenticidade em atividades de modelagem matemática, mediada pela questão: Como caracterizar a autenticidade em atividades de modelagem matemática? A investigação desta questão tem como objetivo estruturar um design para a autenticidade em atividades de modelagem. A pesquisa inclui duas partes. Inicialmente, estrutura-se um design a partir de um quadro teórico relativo a essa temática na área de modelagem matemática, integrando seis atributos que qualificam a autenticidade nessas atividades, podendo conferir a elas maior ou menor nível de autenticidade. A segunda parte consiste em uma pesquisa empírica em que estudantes desenvolvem atividades de modelagem cuja autenticidade é analisada em relação aos atributos. A investigação se caracteriza como pesquisa qualitativa, associando movimentos analíticos por meio dos quais se dá a articulação entre teoria e informações a respeito da autenticidade, usando critérios interpretativos de análise. O design estruturado é inovador em relação ao que a literatura já reconhece quanto à identificação da autenticidade em atividades de modelagem matemática. A análise da atividade de modelagem realizada indica que o design oferece uma maneira eficaz de inferir sobre a autenticidade, apontando que atividades de modelagem autênticas devem ser pautadas em uma realidade extraescolar, ao mesmo tempo em que atendem a anseios de uma realidade escolar.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lourdes Maria Werle Almeida, UEL

Professora da Universidade Estadual de Londrina desde 1985, estando atualmente na categoria de professor associado e atuando no curso de graduação em matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, programa no qual já ocupou a função de coordenadora e de vice-coordenadora.Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, formação de professores de matemática sendo coordenadora do GRUPEMAT Grupo de Pesquisas sobre Modelagem e Educação Matemática. Como membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, compõe também a Comissão Editorial da SBEM Paraná. Atualmente é coordenadora do GT de Modelagem Matemática da SBEM nacional.
Endereço para acessar este CV:  http://lattes.cnpq.br/2660354136462141 

Letícia Barcaro Celeste Omodei, UNESPAR

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil(2021) pesquisa e desenvolvimento do UNESPAR - Campus Apucarana , Brasil

Referências

Abbagnano, N. (2007). Dicionário de Filosofia. 5ª. Edição Revisada e Ampliada. Martins Fontes.

Almeida, L. M. W. (2018). Considerations on the use of mathematics in modeling activities. ZDM, 50(1), 19-30.

Almeida, L. M. W., Silva, K. A. P. & Vertuan, R. E. (2016) Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto.

Almeida, L. M. W. & Silva, K. A. P. (2015). Práticas de Professores com Modelagem Matemática: Algumas Configurações. Educação Matemática em Revista, 46, 06-15.

Almeida, L. M. W. & Vertuan, R. E. (2014) Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: L. M. W. Almeida & K. A. P. Silva (Eds). Modelagem Matemática em Foco (p. 1-21). Editora Ciência Moderna Ltda.

Barbosa, J. C. (2001). Modelagem matemática e os professores: a questão da formação. BOLEMA, 14(15), 5-23.

Bassanezi, R. C. (2002). Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. Editora Contexto.

Blum, W. (2015). Quality teaching of mathematical modelling: What do we know, what can we do?. In: The proceedings of the 12th international congress on mathematical education (pp. 73-96). Springer, Cham.

Borromeo Ferri, R. (2018). Learning how to teach mathematical modeling in school and teacher education. Springer International Publishing.

Borromeo Ferri, R & Blum, W. (2010). Mathematical modeling in teacher education–experiences from a modelling seminar. In Proceedings of the VI Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (p. 2046-2055).

Brito, D. D. S., & Almeida, L. M. W. D. (2021). Práticas de modelagem matemática e dimensões da aprendizagem da geometria. Actualidades Investigativas en Educación, 21(1), 169-198.

Bryman, A. (2012). Social research methods (4th ed). Oxford University Press.

Carreira, S., & Baioa, A. M. (2018). Mathematical modelling with hands-on experimental tasks: On the student’s sense of credibility. ZDM, 50(1), 201-215.

Carreira, S., Baioa, A. M., & de Almeida, L. M. W. (2020). Mathematical models and meanings by school and university students in a modelling task. Avances de Investigación en Educación Matemática, (17), 67-83.

Cifuentes, J. C., & Negrelli, L. G. (2012). Uma Interpretação Epistemológica do Processo de Modelagem Matemática: implicações para a matemática. BOLEMA. 26(43), 791-815.

D’Ambrosio, U. (1994). On environmental mathematics education. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik, 94(6), 171-174.

Galbraith, P. (2007). Authenticity and goals—overview. In: Galbraith, P. L., Henn, H. W., & Niss, M. (Eds.). Modelling and applications in mathematics education: The 14th ICMI study (Vol. 10). Springer Science & Business Media. (pp. 181-184)

Galbraith, P. (2013). From conference to community: An ICTMA journey—The Ken Houston inaugural lecture. In: Teaching mathematical modelling: Connecting to research and practice . G. Kaiser; G. A. Stilmann; W. Blum; J. P. Brown eds).( pp. 27-45). Springer Netherlands.

Galbraith, P. (2015). Modelling, education, and the epistemic fallacy. In G. A. Stillman, W. Blum, & M. S. Biembengut (Eds.), Mathematical Modelling in Education Research and Practice: Cultural, Social and Cognitive Influences (pp. 339–350). Springer.

Garnica, A. V. M. (2004). História Oral e Educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Autêntica.

Gueudet, G., Bosch, M., Kwon, O. N., & Verschaffel, L. (2017). Transitions in mathematics education: The panel debate. In: Proceedings of the 13th International Congress on Mathematical Education (pp. 101-117). Springer.

Kaiser, G. (2007). Modelling and modelling competencies in school. In C. Haines, P. Galbraith, W. Blum and S. Khan (Eds) Mathematical modelling: Education, engineering and economics (ICTMA 12), pp.110-119.

Kaiser, G., & Schwarz, B. (2010). Authentic modelling problems in mathematics education—examples and experiences. Journal für Mathematik-Didaktik, 31(1), 51-76.

Kaiser, G., & Sriraman, B. (2006). A global survey of international perspectives on modelling in mathematics education. ZDM, 38(3), 302-310.

Maaß, K. (2010). Classification scheme for modelling tasks. Journal für Mathematik-Didaktik, 31(2), 285-311.

Martins, B. O. M., Omodei, L. B. C & Almeida, L. M. W. (2017) A autenticidade em atividades de modelagem matemática. Anais da X CNMEM – Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática – Modelagem matemática na Educação Matemática brasileira: história, atualidades e projeções (p. 1-15). Universidade Estadual de Maringá.

Martins, B. O.; Almeida, L. M. W. (2021) Modelagem matemática: dos entendimentos às finalidades. Vidya, 41 (1), 113-128.

Meyer, J. F. A (2020) Modelagem Matemática: O desafio de se ‘fazer’ a Matemática da necessidade. Com a Palavra o Professor, 5(11), 140-149. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.559

Michaelis, M. (2015). Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Melhoramentos.

Niss, M. (1992). O papel das aplicações e da modelação na Matemática escolar. Educação e matemática, (23), 1-2.

Palm, T. (2007). Features and impact of the authenticity of applied mathematical school tasks. In: W. Blum et al. (Eds.), Modelling and applications in mathematics education. (pp. 201-208). Springer.

Palm, T. (2009). Theory of authentic task situations. In: L. Verschaffel et al. Words and Worlds. (pp. 1-19). Brill Sense.

Pollak, H. O. (1969). How can we teach applications of mathematics?. Educational studies in mathematics, 2 (2/3) 393-404.

Pollak, H., & Garfunkel, S. (2013). A view of mathematical modeling in mathematics education. Journal of Mathematics Education at Teachers College, 1 (6-12) https://doi.org/10.7916/jmetc.v0i0.658

Spooner, K. (2017). Authentic mathematical modelling experiences of Upper Secondary School: A case study. In: G. Stillman, W. Blum & G. Kaiser (eds) Mathematical Modelling and Applications: Perspectives on the Teaching and Learning of Mathematical Modelling. Springer (pp. 627-637).

Strobel, J., Wang, J., Weber, N. R., & Dyehouse, M. (2013). The role of authenticity in design-based learning environments: The case of engineering education. Computers & Education, 64, 143-152.

Verschaffel, L., Schukajlow, S., Star, J., & Van Dooren, W. (2020). Word problems in mathematics education: a survey. ZDM, 52(1), 1-16.

Vos, P. (2011). What is ‘authentic’ in the teaching and learning of mathematical modelling? ? In: G. Kaiser; W. Blum; R. Borromeo Ferri & G. Stillman. (Eds). Trends in teaching and learning of mathematical modelling: ICTMA 14, Springer, 713-722.

Vos, P. (2015). Authenticity in extra-curricular mathematics activities: Researching authenticity as a social construct. In G. A. Stillman; W. Blum & M. S. Biembengut. (Eds) Mathematical Modelling in Education Research and Practice - Cultural, Social and Cognitive Influences. Springer, pp. 105-113.

Vos, P. (2018). “How Real People Really Need Mathematics in the Real World”—Authenticity in Mathematics Education. Education Sciences, 8(4), 195.

Vosgerau, D. S. A. R. & Romanowski, J. P. (2014) Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista de Diálogo Educacional, (14)41, 165-189.

Wedelin, D., & Adawi, T. (2015). Applied mathematical problem solving: Principles for designing small realistic problems. In: G. A. Stillman; W. Blum & M. S. Biembengut. (Eds) Mathematical Modelling in Education Research and Practice - Cultural, Social and Cognitive Influences. Springer (pp. 417-427).

Downloads

Publicado

2022-10-31