A Geometria Hiperbólica nos currículos escolares e universitários <br> Hyperbolic Geometry in school and university curricula

Auteurs

  • Elias Santiago de Assis Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p393-413

Mots-clés :

Geometria hiperbólica, Currículo, Formação de professor.

Résumé

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo identificar a forma como os currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil contemplam o ensino da Geometria Hiperbólica. Além disso, busca-se fazer um paralelo entre esses currículos e as propostas curriculares do ensino básico no que diz respeito a abordagem dessa geometria não euclidiana. Neste sentido, foram analisadas as ementas curriculares de trinta e cinco cursos e as diretrizes curriculares dos estados em que tais cursos estão alocados. Os resultados obtidos apontaram para a supremacia da geometria euclidiana em detrimento da geometria hiperbólica tanto no ensino superior quanto na educação básica. A despeito da possibilidade de se abordar diversos conceitos das geometrias não euclidianas por meio de softwares de geometria dinâmica não foi constatada uso dessa ferramenta nos componentes curriculares analisados.

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Biographie de l'auteur

Elias Santiago de Assis, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor de Matemática da Universidade Federal do recõncavo da Bahia.

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Publiée

2017-12-30

Comment citer

ASSIS, E. S. de. A Geometria Hiperbólica nos currículos escolares e universitários &lt;br&gt; Hyperbolic Geometry in school and university curricula. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 393–413, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i3p393-413. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33327. Acesso em: 19 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Finalizada - Currículo e Educação Matemática