Possibilidades de uso da engenharia didática na educação matemática e no ensino regular<br>Possibilities of using didactic engineering in mathematics education and regular education

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p694-708

Mots-clés :

Engenharia Didática, Sequências Didáticas, Formação de Professores

Résumé

Neste artigo temos como objetivo discutir sobre modos de utilização da Engenharia Didática no campo educacional, seja como uma metodologia de pesquisa para o desenvolvimento de investigações na área da Educação Matemática, nos seus modos de uso no ensino regular ou como ferramenta para elaborar materiais e sequências de ensino ou para a formação de professores. Em um primeiro momento, discorremos acerca de estudos do campo da Didática da Matemática, a Teoria dos Campos Conceituais e a Teoria das Situações Didáticas com seu foco no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Nesse contexto, apresentamos a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa que contribui para a elaboração, desenvolvimento e análise de sequências didáticas e explanamos sobre duas pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudos em Didática da Matemática (DDMat). No segundo momento, expomos outras possibilidades de estudos com a Engenharia Didática, na perspectiva de formação de professores e na produção de materiais didáticos para o ensino regular, a citar, as transformações de sequências didáticas desenvolvidas na vertente da metodologia da Engenharia Didática.

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Publiée

2019-11-06

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LIMA, R. G. A. de; NEVES, T. G. Possibilidades de uso da engenharia didática na educação matemática e no ensino regular&lt;br&gt;Possibilities of using didactic engineering in mathematics education and regular education. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p694-708. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45515. Acesso em: 21 déc. 2024.

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Rubrique

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.