Um estudo sobre o campo conceitual aditivo e as situações problemas da classe das extensões elaboradas por estudantes da licenciatura em Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p70-97

Palavras-chave:

Campo Aditivo, Educação Matemática, Formação Docente

Resumo

A Matemática desempenha papel importante na sociedade por fomentar a formação profissional a partir do desenvolvimento do pensamento abstrato, além de mobilizar conhecimentos exigidos no trabalho e nas relações sociais. Contudo, o ensino de Matemática tem levado alunos e professores a enfrentarem dificuldades provocadas pela necessidade de repensar a formação dos educadores para lecionarem essa disciplina. À vista disso, são crescentes os esforços por inovações no ensino de conteúdos matemáticos, em que se percebe a Teoria dos Campos Conceituais, que vem dando suporte a práticas pedagógicas que visam ao ensino de conteúdos matemáticos, como, por exemplo, o Campo Conceitual Aditivo. Essa concepção incorpora problemas de adição e de subtração, que podem ser classificados de acordo com o grau de dificuldade que apresentam. Assim, o presente artigo tem como principal objetivo discutir as situações-problema do Campo Aditivo, envolvidas na classe das extensões, elaboradas por um grupo de estudantes da licenciatura em Pedagogia. Trata-se de um recorte oriundo da investigação realizada dentro de uma pesquisa de mestrado em Educação. Dessa forma, o estudo situa-se na abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam que as discentes do curso de Pedagogia apresentam algumas dificuldades em elaborar situações-problema que envolvam raciocínio mais sofisticado. Com isso, é possível concluir que há a necessidade de fundamentação teórica sobre o Campo Aditivo na formação inicial de professores, uma vez que esta se mostra com potencial condicionante à aprendizagem dos conceitos matemáticos de adição e de subtração.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Bolsista no Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Pesquisa "Conhecimentos da formação inicial do professor pedagogo que ensina matemática a partir da subtração de números naturais". Orientação: Prof.ª Dra. Ana Carolina Costa Pereira. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM).

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, Coordenadora do Laboratório de Matemática e Ensino da UECE, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

Maria Auricélia Gadelha Reges, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Educação (2020) e Mestrado em Educação (2006) com Área de concentração em Formação de Professores, ambos pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialização em Gestão Escolar (1999) e Licenciatura em Pedagogia (1986), pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE. Docente do curso de licenciatura em Pedagogia - FAFIDAM/UECE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Formação de Professores, Processos de Ensino e de Aprendizagem da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental, Didática, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Influência francesa da Didática da Matemática, especialmente através da Teoria dos Campos Conceituais (Gerárd Vergnaud) e Teoria das Situações Didáticas (Guy Brousseau). Membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES/CED/UECE) através da linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática.

Referências

Abrantes, P., Serrazina, L., & Oliveira, I. A Matemática na Educação Básica: reflexão participada sobre os currículos do ensino básico. Lisboa: ME/ DEB.

Barbier, R. A pesquisa-ação. (2004). Liber Livro Editora.

Curi, E. (2011). A formação inicial de professores para ensinar matemática: algumas reflexões, desafios e perspectivas. Rematec, 9, p. 75-94.

Cyrino, M.C.C.T. (2006). Preparação e emancipação profissional na formação inicial do professor de matemática. In: NACARATO, A.M., PAIVA, M.A.V. (Orgs.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. (pp.77-88). Editora Autêntica.

Etcheverria, T.C. (2014). O ensino das estruturas aditivas junto a professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. [Tese de doutorado em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo].

Etcheverria, T.C., Campos, T.M.M., & Silva, A.F.G. (2015). Campo conceitual aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Bolema, 29 (53), p. 1181-1200.

Fiorentini, D., Lorenzato, S. (2009). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Editora Autores Associados.

Magina, S., Campos, T.M.M., Gitirana, V., Nunes, T. (2001) Repensando adição e subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. Editora PROEM.

Magina, S.M.P., Santana, E.R.S., Cazorla, I.M., & Campos, T.M.M. (2010). As estratégias de resolução de problemas das estruturas aditivas nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Zetetiké, 18 (34), p. 15-50.

Muniz, C.M. (2009). O conceito de “esquema” para um novo olhar para a produção matemática na escola: as contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. In: BITTAR, M., MUNIZ, C.M. (Orgs.). A aprendizagem matemática na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais. (pp.37-52). Editora CRV.

Nacarato, A.M. (2011). A formação do professor de matemática: práticas e pesquisa. Rematec, 9, p. 27-47.

Nunes, T., Campos, T.M.M., Magina, S., Bryant, P. (2009). Educação matemática: números e operações numéricas. Editora Cortez.

Pais, L.C. (2002). Didática da matemática: uma análise da influência francesa. Editora Autêntica.

Rezende, V., Borges, F.A. (2017). Futuros professores de matemática nos anos iniciais e suas estratégias diante de problemas do campo conceitual aditivo. Educação Matemática e Pesquisa, 19, (1), p. 327-352.

Santana, E. R. R. (2010). Estruturas aditivas: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? [Tese de Tese de doutorado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11446.

Santos, J. S. S., Merline, V. L. (2018). Situações-problema elaboradas por professores dos anos iniciais. Educação Matemática e Pesquisa, 20, (1), p. 21-40.

Silva, G. B. (2021). O ensino e aprendizagem da matemática e a teoria dos campos conceituais na formação continuada de professores. [Tese de doutorado em Educação, Universidade La Salle]. http://hdl.handle.net/11690/1594

Vergnaud, G. (1996a). A Teoria dos Campos Conceituais. In: BRUN, J. (Org.). Didáctica das Matemáticas. (pp.155-191). Instituto Piaget.

Vergnaud, G. (1996b) A trama dos Campos Conceituais na construção dos conhecimentos. Revista do GEEMPA, 4, p 9-20.

Vergnaud, G. (1982). Classification of Cognitive Tasks and Operations of Thought Involved in Addition and Subtraction Problems. In. Addition and Subtraction: a cognitive Perspective. Lawrense Erlbaun.

Downloads

Publicado

2022-04-22