Análise de práticas efetivas de alunos em geometria espacial mediada por descrições prévias de técnicas de representação de sólidos geométricos em ambiente papel/lápis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p523-555

Palavras-chave:

Sólidos Geométricos, Geometria Espacial, Praxeologia

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo analisar as práticas efetivas de alunos do 2o ano do Ensino Médio quando realizam tarefas sobre a representação de sólidos geométricos no ambiente papel/lápis, a partir da manipulação de modelos de Projetos de Construção de Objetos Concretos (PCOC) “que se leem peceocê”, obtidos por prototipagem rápida na impressora 3D. Para tanto, nos apropriamos da Análise Institucional e Sequência Didática como metodologia de pesquisa. Mergulhamos os estudos no quadro teórico constituído pela Teoria Antropológica do Didático, com ênfase na sua abordagem praxeológica, para fornecer-nos elementos de análise das técnicas e discursos tecnológico-teóricos, em Geometria Espacial, mobilizados pelos alunos nas suas práticas efetivas. Os resultados obtidos revelam que os alunos conseguem representar os sólidos considerados no ambiente papel/lápis, mas não indicam e nem descrevem as técnicas que utilizam nas referidas representações durante a realização das suas práticas efetivas. Este é, portanto, um problema da instituição de referência, em particular o 2o ano do Ensino Médio, que não fornece uma formação aos alunos envolvendo as referidas indicações e descrições, conforme procedemos no desenvolvimento da nossa análise a priori em torno dos PCOC que trabalhamos com estes alunos.

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Biografia do Autor

Afonso Henriques, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Departamento de Ciências Exatas e tecnológicas - DCET Coordenador do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (EECM) Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC)

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Publicado

2022-04-22