Práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais na Educação Matemática Inclusiva

um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p611-664

Palavras-chave:

Educação Matemática Inclusiva, Tecnologias Digitais., Pesquisa bibliográfica

Resumo

Mediante a análise de publicações científicas brasileiras, o objetivo deste estudo exploratório é identificar o que as pesquisas em Educação Matemática Inclusiva que consideram tecnologias digitais apontam sobre a prática pedagógica do professor. Como procedimentos metodológicos, utilizamos pressupostos de um mapeamento na concepção de Fiorentini. Os resultados indicam que a inserção de tecnologias conduz ao deslocamento das práticas pedagógicas, que acontecem em um contexto diferente da sala de aula comum e de forma pontual no momento do desenvolvimento do conteúdo matemático, enquanto a integração de tecnologias na prática pedagógica promove ações pedagógicas compartilhadas, caracterizadas pela interação constante entre professores e estudantes. As análises efetuadas mostram que essas duas práticas pedagógicas podem acontecer concomitantemente no mesmo contexto escolar, pois ambas possibilitam subsídios para a reflexão sobre inclusão digital e o uso gradativo das tecnologias por estudantes assistidos pela Educação Especial.

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Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Engenharia do Araguaia

Professor adjunto da área temática Educação Matemática na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), lotado no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA). Doutor em Educação (UFBA); Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Especialista em Estatísticas Educacionais (UFPA). Graduado em Matemática (UEPA).

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2002)
voluntário da Universidade Estadual do Oeste do Paraná , Brasil

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Publicado

2022-04-22