La création du Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática et de la revue Educação Matemática Pesquisa de la PUC-SP du point de vue de deux personnages centraux de ces événements

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p69-89

Mots-clés :

Programme d'études de troisième cycle sur l´enseignement des mathématiques de la PUC-SP, Revue Éducation Mathématique Recherche, Histoire orale thématique, Entretiens

Résumé

L'objectif de cet article est d'étudier le processus de création de la revue Educação Matemática Pesquisa et du Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, à travers des données recueillies lors d'entretiens avec des personnages importants de ce processus et qui ont joué un rôle décisif dans les contextes analysés : les Professeurs Silvia Dias Alcântara Machado et Sonia Barbosa Camargo Igliori. La recherche, de nature qualitative, s'insère, du point de vue méthodologique, dans le domaine de l'histoire orale thématique. Parmi les questions posées aux personnes interrogées, les aspects suivants ont été envisagés : comment la transition d'un programme de mathématiques à un programme d'enseignement des mathématiques s'est produite, les contributions du programme au scénario de l'enseignement des mathématiques au Brésil, l'origine de la revue Educação Matemática Pesquisa, ainsi que la motivation pour sa création, les principaux défis et les principales contributions de la revue à l'enseignement des mathématiques, dans des contextes nationaux et internationaux, tout au long de ses 25 années d'existence. Comme résultats de cette recherche, nous pouvons affirmer que le passage d'un programme de mathématiques à un programme d'enseignement des mathématiques, qui a eu lieu en 1994, a été soigneusement pensé par ceux qui y étaient engagés, qu'il a compté avec la collaboration de chercheurs de renommée internationale et que, grâce à la création, en 1999, de la revue qui lui est liée, en plus d'élargir l'espace de diffusion de la recherche nationale dans le domaine, il a fourni l'occasion d'échanges internationaux - 432 institutions différentes de 40 pays sont présentes dans les articles - ce qui a renforcé la reconnaissance à la fois du programme et de la revue.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona na PUC-SP desde 1987, tanto em cursos de graduação, quanto no Programa de Estudos Pós-Graduado em Educação Matemática. Foi coordenadora do Programa PEPGEM de 2018 até janeiro de 2020. Orienta iniciações científicas, mestrados e doutorados na PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores. Além destas temáticas também pesquisa sobre a vinculação da Matemática em cursos de Engenharia.

Gabriel Loureiro de Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP, Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Na mesma instituição é líder do Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional, atuando na linha de investigação A Matemática como Componente Curricular de Cursos de Graduação que volta sua atenção para o ensino de Matemática em cursos superiores cujo foco não é a formação de matemáticos. Participa,também na PUC-SP, do grupo de pesquisa GPEA (Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica). Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral e da Análise Matemática. Sua investigação de doutorado, intitulada, A disciplina de Cálculo I do curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de 1934 a 1994, defendida em 2012, recebeu menção honrosa na categoria Ensino no Prêmio Capes de Teses 2013. Atualmente é Professor Assistente-Doutor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e Assistente Especializado da Pró-Reitoria de Graduação na mesma Universidade. Desde 2015 é vice coordenador do GT4 - Ensino Superior - da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e desde 2017 está na coordenação do Grupo de Trabalho Ciências Básicas e Matemática na Engenharia (GT-CbME) da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

 

Références

Bertoni, N. E. (2004). História da SBEM Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Encontro Nacional de Educação Matemática, VIII.

Bianchini, B. L., & Machado, S. D. A. (2016). Pesquisas publicadas nos últimos dez anos da Revista Educação Matemática Pesquisa embasadas nas obras de Brousseau. Anais do LADIMA.

Campos, T. M. M., & Trgalova, J. (2016). Franco-brazilian collaboration in mathematics Education. In M. Artigue & L. Trouche (org.), La tradition didactique française au-delà des frontières: Exemples de collaborations avec l’Afrique, l’Amérique latine et l’Asie (p. 61-71).http://www.cfem.asso.fr/cfem/Collaborationsdidactiquesfrancaises.pdf

Gaertner, R., & Baraldi, I. M. (2008). Um Ensaio sobre História Oral e Educação Matemática: pontuando princípios e procedimentos. Boletim de Educação Matemática, 21(30), 47-61.

Garnica, A. V. M. (2003). História Oral e Educação Matemática: de um inventário a uma regulação. Zetetiké, 11(1), 9-56.

Garnica, A. V. M. (2004a). (Re)traçando trajetórias, (re)coletando influências e perspectivas: uma proposta em História Oral e Educação Matemática. In M. A. Viggiani & M. de C. Borba (org.), Educação Matemática: pesquisa em movimento (p. 151-163).

Garnica, A. V. M. (2004b). História oral e educação matemática. In M. de C. Borba & J. A. Loiola (org.), Pesquisa qualitativa em educação matemática (p. 77-97).

Garnica, A. V. M. (2007). História oral em educação matemática: outros usos, outros abusos.

Igliori, S. B. C. (1999). Editorial. Revista Educação Matemática Pesquisa, 1(1), 1999, np. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/issue/view/567/pdf_2

Igliori, S. B. C. (1999). Editorial. Revista Educação Matemática Pesquisa, 1 (2), 1999, np. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/issue/view/566/pdf_3

Marconi, M. D. A., & Lakatos, E. M. (2021). Fundamentos de metodologia científica.

Meihy, J. C. S. B. (1996). Manual de história oral.

Portelli, A. (2012). Tentando aprender um pouquinho: algumas reflexões sobre a ética na História Oral. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 15, 13-49.

Queiroz, M. I. P. D. (1988). Relatos orais: do indizível ao dizível. In O. Von Simson (org.), Experimentos com histórias de vida: Itália-Brasil (p. 14-43).

Silva, H., & Souza, L. A. (2007). A história oral na pesquisa em Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática, 20(28), 139-162.

Publiée

2023-08-20

Comment citer

LUTAIF BIANCHINI, B.; LOUREIRO DE LIMA, G. La création du Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática et de la revue Educação Matemática Pesquisa de la PUC-SP du point de vue de deux personnages centraux de ces événements. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 69–89, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i2p69-89. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/62206. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

NUMÉRO SPÉCIAL - COMMÉMORATION DES 25 ANS DE LA REVUE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU