La creación del Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática y de la revista Educação Matemática Pesquisa de la PUC-SP desde el punto de vista de dos personajes centrales en estos acontecimientos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p69-89

Palabras clave:

Revista Educación Matemática Investigación, Programa de estudios de postgrado en Educación Matemática en la PUC-SP, Historia oral temática, Entrevistas

Resumen

El objetivo de este artículo es investigar el proceso de creación de la revista Educação Matemática Pesquisa y del Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, a través de datos recogidos en entrevistas con personajes relevantes en este proceso y que tuvieron un papel decisivo en los contextos analizados: las profesoras Silvia Dias Alcântara Machado y Sonia Barbosa Camargo Igliori. La investigación, de naturaleza cualitativa, se inserta, desde el punto de vista metodológico en el campo de la Historia Oral Temática. Entre nuestras preguntas a los entrevistados, se contemplaron los siguientes aspectos: cómo ocurrió la transición de un Programa de Matemática a un Programa de Educación Matemática, las contribuciones del Programa al escenario de la Educación Matemática brasileña, el origen de la revista Educação Matemática Pesquisa, así como la motivación para su creación, los principales desafíos y las principales contribuciones de la revista a la Educación Matemática, en los contextos nacional e internacional, a lo largo de sus 25 años de existencia. Como resultados de esta investigación, podemos afirmar que el cambio de un Programa de Matemática para un Programa de Educación Matemática, que tuvo lugar en 1994, fue cuidadosamente pensado por sus protagonistas, contó con la colaboración de investigadores de renombre internacional y, a través de la creación, en 1999, de la Revista vinculada a él, además de ampliar el espacio para la difusión de la investigación nacional en el área, proporcionó la oportunidad de intercambios internacionales - 432 instituciones diferentes de 40 países están presentes en los artículos - lo que fortaleció el reconocimiento tanto del Programa como de la Revista.

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Biografía del autor/a

Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona na PUC-SP desde 1987, tanto em cursos de graduação, quanto no Programa de Estudos Pós-Graduado em Educação Matemática. Foi coordenadora do Programa PEPGEM de 2018 até janeiro de 2020. Orienta iniciações científicas, mestrados e doutorados na PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores. Além destas temáticas também pesquisa sobre a vinculação da Matemática em cursos de Engenharia.

Gabriel Loureiro de Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP, Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Na mesma instituição é líder do Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional, atuando na linha de investigação A Matemática como Componente Curricular de Cursos de Graduação que volta sua atenção para o ensino de Matemática em cursos superiores cujo foco não é a formação de matemáticos. Participa,também na PUC-SP, do grupo de pesquisa GPEA (Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica). Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral e da Análise Matemática. Sua investigação de doutorado, intitulada, A disciplina de Cálculo I do curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de 1934 a 1994, defendida em 2012, recebeu menção honrosa na categoria Ensino no Prêmio Capes de Teses 2013. Atualmente é Professor Assistente-Doutor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e Assistente Especializado da Pró-Reitoria de Graduação na mesma Universidade. Desde 2015 é vice coordenador do GT4 - Ensino Superior - da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e desde 2017 está na coordenação do Grupo de Trabalho Ciências Básicas e Matemática na Engenharia (GT-CbME) da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

 

Citas

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Publicado

2023-08-20

Cómo citar

LUTAIF BIANCHINI, B.; LOUREIRO DE LIMA, G. La creación del Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática y de la revista Educação Matemática Pesquisa de la PUC-SP desde el punto de vista de dos personajes centrales en estos acontecimientos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 69–89, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i2p69-89. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/62206. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

NÚMERO ESPECIAL - CONMEMORACIÓN DE LOS 25 AÑOS DE LA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTIC