Enunciados que permeiam a elaboração e implementação das diretrizes curriculares estaduais do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p008-029

Palavras-chave:

Estudos curriculares, Tendências metodológicas, Formação crítica, Narrativas, Diretrizes curriculares estaduais do Paraná

Resumo

Esta pesquisa centraliza a análise de narrativas oriundas de sete colaboradores que participaram da elaboração e implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná (DCE-PR) no período de 2003 a 2012. Para tanto, temos como objetivo geral a produção de enunciados considerados centrais em narrativas oriundas de técnicos pedagógicos de matemática que participaram dos processos de elaboração e/ou implementação das DCE-PR de Matemática. Estes enunciados são constituídos a partir de cinco eixos de análise das DCE-PR de Matemática, a saber: (i) Objetivo, (ii) Métodos/didática e visão de (iii) Matemática, (iv) Professores, (v) Alunos. Para atingir o objetivo proposto, nos filiamos à história oral sob a perspectiva de Garnica e outros, aliada à análise do discurso sob a ótica de Orlandi. Os resultados apontam para o crivo e a ênfase das tendências metodológicas para o funcionamento de práticas escolares legítimas, associadas ao professor institucionalizado pelo meio acadêmico e a visão de aluno questionador e crítico – ainda que a concepção de matemática, necessariamente, não o seja.

Biografia do Autor

Edicléia Xavier da Costa, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Educação

Lucas Martini, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação Matemática

Elenilton Vieira Godoy, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação

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Publicado

2025-11-29

Como Citar

Costa, E. X. da, Martini, L., & Godoy, E. V. (2025). Enunciados que permeiam a elaboração e implementação das diretrizes curriculares estaduais do Paraná. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(5), 008–029. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p008-029

Edição

Seção

Número Temático: Estudos e pesquisas em Currículos e Educação Matemática