Enunciados que permeiam a elaboração e implementação das diretrizes curriculares estaduais do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p008-029Palavras-chave:
Estudos curriculares, Tendências metodológicas, Formação crítica, Narrativas, Diretrizes curriculares estaduais do ParanáResumo
Esta pesquisa centraliza a análise de narrativas oriundas de sete colaboradores que participaram da elaboração e implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná (DCE-PR) no período de 2003 a 2012. Para tanto, temos como objetivo geral a produção de enunciados considerados centrais em narrativas oriundas de técnicos pedagógicos de matemática que participaram dos processos de elaboração e/ou implementação das DCE-PR de Matemática. Estes enunciados são constituídos a partir de cinco eixos de análise das DCE-PR de Matemática, a saber: (i) Objetivo, (ii) Métodos/didática e visão de (iii) Matemática, (iv) Professores, (v) Alunos. Para atingir o objetivo proposto, nos filiamos à história oral sob a perspectiva de Garnica e outros, aliada à análise do discurso sob a ótica de Orlandi. Os resultados apontam para o crivo e a ênfase das tendências metodológicas para o funcionamento de práticas escolares legítimas, associadas ao professor institucionalizado pelo meio acadêmico e a visão de aluno questionador e crítico – ainda que a concepção de matemática, necessariamente, não o seja.
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