Articulando combinatória e probabilidade
modelando o currículo dos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p057-080Palavras-chave:
Combinatória, Probabilidade, Articulações, Proposta, Anos FinaisResumo
Este trabalho consiste em um recorte de um estudo de tese de doutorado que teve o seguinte problema de pesquisa: Como a Combinatória e a Probabilidade são abordadas em diferentes instâncias curriculares dos Anos Finais e o que se pode fazer para articular essas temáticas? Nesse sentido, à luz da Teoria dos Campos Conceituais e de classificações de diferentes situações combinatórias e probabilísticas, a pesquisa em questão teve por objetivo investigar Combinatória, Probabilidade e suas articulações em currículos prescritos e apresentados aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para tal, foram analisados documentos curriculares oficiais e livros didáticos e, a partir dos achados de tais etapas da pesquisa, foi construído um material direcionado ao professor. No presente texto, esse material é apresentado, sendo o mesmo composto por oito blocos de questões que consistem em adaptações de problemas presentes nos livros didáticos analisados (material ao qual o professor, e seus estudantes, já têm acesso). As adaptações propostas visaram ampliar os contextos abordados, permitindo que a partir de problemas combinatórios sejam exploradas as diferentes demandas cognitivas da Probabilidade. Ainda, foram contemplados diferentes níveis de dificuldade, em função do número de possibilidades envolvidas e das representações simbólicas apresentadas ou solicitadas aos estudantes. Destaca-se que tal material, assim como os demais aos quais o professor pode vir a ter acesso, não deve ser encarado como pronto e acabado, mas, sim, como um ponto de partida: o mesmo pode e deve ser moldado (pelo professor) às diferentes necessidades e objetivos de sua sala de aula.
Referências
Azevedo, J. (2013). Alunos de anos iniciais construindo árvores de possibilidades: é melhor no papel ou no computador? [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco]. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13237
Batanero, C., Godino, J. & Navarro-Pelayo, V. (1996). Razonamiento combinatorio. Síntesis.
Borba, R. (2010). O raciocínio combinatório na Educação Básica. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática – X ENEM. https://atelierdigitas.net/CDS/ENEM10/artigos/PA/Palestra15.pdf
Brasil. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – 3º e 4º ciclos. Ministério da Educação.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação.
Bryant, P. & Nunes, T. (2012). Children’s undertanding of probability: a literature review. Nuffield Foundation.
Dante, L. R. (2015). Projeto Teláris: Matemática – Anos Finais. 4 volumes – 2. ed. Ática.
Dante, L. R. (2018). Teláris: Matemática – Anos Finais. 4 volumes – 3. ed. Ática.
Godino, J., Batanero, C. & Cañizares, M. J. (1991). Azar y probabilidad. Síntesis.
Lima, E. & Borba, R. (2021). Probabilidade nos Anos Finais: o currículo prescrito pré e pós BNCC. In: Anais do 8º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – VIII SIPEM. https://www.even3.com.br/anais/viiisipemvs2021/372722-probabilidade-nos-anos-finais--o-curriculo-prescrito-pre-e-pos-bncc
Lima, E. & Borba, R. (2022a). Combinatória, Probabilidade e suas articulações em livros didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Boletim de Educação Matemática – Bolema, 36(72). https://www.scielo.br/j/bolema/a/84X6mfyJHcxMQBdh4krsLbb/
Lima, E. & Borba, R. (2022b). Problemas de combinação nos Anos Finais: o que é prescrito, o que é apresentado e o que se pode fazer articulado à Probabilidade? Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática – XIV ENEM. https://www.even3.com.br/anais/xivenem2022/477015/
Lima, E. (2018). Raciocínios combinatório e probabilístico na EJA: investigando relações. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco]. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29717
Lima, E. (2022). Combinatória, Probabilidade e suas articulações no currículo dos Anos Finais do Ensino Fundamental: o que é prescrito, o que é apresentado e o que se pode fazer? [Tese de Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco]. https://drive.google.com/file/d/1Rnkqwb5y6kdLziF28YLJ2qHzi2XS9UVr/view
Lima, R. (2010). O raciocínio combinatório de alunos da educação de jovens e adultos: do início da escolarização até o Ensino Médio [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco]. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3868
Morgado, A., Pitombeira, J., Pinto de Carvalho, P. & Fernandes, P. (1991). Análise combinatória e probabilidade. Graftex.
Pernambuco. (2012). Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco – Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Secretaria de Educação.
Pernambuco. (2019). Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental – área de Matemática. Secretaria de Educação e Esportes.
Pessoa, C. (2009). Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do Ensino Médio [Tese de Doutorado em Educação, Universidade Federal de Pernambuco]. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4189
Sacristán, J. G. (2000). O currículo: Uma reflexão sobre a prática. Artmed.
Silveira, E. (2018). Matemática: Compreensão e Prática: Anos Finais. 4 volumes – 5. ed. Moderna.
Souza, J. (2018). Matemática Realidade & Tecnologia: Anos Finais. 4 volumes – 1. ed. FTD.
Vergnaud, G. (1986). Psicologia do desenvolvimento cognitivo e didática das matemáticas, um exemplo: as estruturas aditivas. Análise Psicológica, 1(1), 75-90.
Vergnaud, G. (1996). A Teoria dos Campos Conceituais. In Brum. (org.), Didáctica das Matemáticas (pp. 155-191) – Lisboa. Horizontes Pedagógicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).