Articulando combinatória e probabilidade

modelando o currículo dos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p057-080

Palavras-chave:

Combinatória, Probabilidade, Articulações, Proposta, Anos Finais

Resumo

Este trabalho consiste em um recorte de um estudo de tese de doutorado que teve o seguinte problema de pesquisa: Como a Combinatória e a Probabilidade são abordadas em diferentes instâncias curriculares dos Anos Finais e o que se pode fazer para articular essas temáticas? Nesse sentido, à luz da Teoria dos Campos Conceituais e de classificações de diferentes situações combinatórias e probabilísticas, a pesquisa em questão teve por objetivo investigar Combinatória, Probabilidade e suas articulações em currículos prescritos e apresentados aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para tal, foram analisados documentos curriculares oficiais e livros didáticos e, a partir dos achados de tais etapas da pesquisa, foi construído um material direcionado ao professor. No presente texto, esse material é apresentado, sendo o mesmo composto por oito blocos de questões que consistem em adaptações de problemas presentes nos livros didáticos analisados (material ao qual o professor, e seus estudantes, já têm acesso). As adaptações propostas visaram ampliar os contextos abordados, permitindo que a partir de problemas combinatórios sejam exploradas as diferentes demandas cognitivas da Probabilidade. Ainda, foram contemplados diferentes níveis de dificuldade, em função do número de possibilidades envolvidas e das representações simbólicas apresentadas ou solicitadas aos estudantes. Destaca-se que tal material, assim como os demais aos quais o professor pode vir a ter acesso, não deve ser encarado como pronto e acabado, mas, sim, como um ponto de partida: o mesmo pode e deve ser moldado (pelo professor) às diferentes necessidades e objetivos de sua sala de aula.

Biografia do Autor

Ewellen Tenorio de Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, UFPE

Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva

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Publicado

2025-11-29

Como Citar

Lima, E. T. de, & de Souza Rosa Borba, R. E. (2025). Articulando combinatória e probabilidade: modelando o currículo dos anos finais do ensino fundamental . Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(5), 057–080. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p057-080

Edição

Seção

Número Temático: Estudos e pesquisas em Currículos e Educação Matemática