O Professor, os recursos digitais e a Abordagem Documental do Didático: uma tríade a ser considerada na Engenharia de Softwares Educativos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p314-338Palavras-chave:
Abordagem Documental do Didático, Engenharia Didático-Informática, Recursos, Engenharia de Softwares Educativos, ProfessorResumo
Discute-se neste texto a possibilidade de articulação teórica entre a Abordagem Documental do Didático e a Engenharia Didático-Informática no contexto da criação e utilização de recursos tecnológicos digitais para auxiliar as atividades docentes. Tal conexão é fruto da percepção da importância de considerar a gênese documental do professor como processo que contribui para a engenharia do artefato que este profissional pretende inserir em sua prática. O objetivo deste texto é destacar as contribuições da Abordagem Documental do Didático para a melhoria da produção de artefatos tecnológicos digitais voltados para o ensino da matemática. Tem-se como hipótese que o professor realiza avaliações, adaptações e combinações para inserir um novo recurso em suas aulas. São essas tarefas e os dados levantados por este profissional que interessam à engenharia de software, uma vez que neste momento o professor assume o papel de designer de recursos. É esta experiência, analisada à luz da Abordagem Documental do Didático, que deve contribuir para o desenvolvimento de software educativo na perspectiva da Engenharia Didático-Informática, como buscamos mostrar neste texto.
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