O uso do conceito de trajetória documental para analisar as relações entre recursos e desenvolvimento profissional do professor de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p455-481Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional do professor de Matemática, Recursos, Trajetórias, ExperiênciaResumo
Neste artigo mobilizamos o conceito de trajetória documental, proposto no quadro da Abordagem Documental do Didático, para analisar o desenvolvimento profissional de professores de matemática. Para tanto, nos pautamos nos princípios metodológicos propostos na Investigação Reflexiva. Neste quadro, analisamos como o professor de matemática transforma seus conhecimentos e recursos ao longo do tempo. Realizamos a análise do caso de uma professora francesa do ensino fundamental em um período de mudanças curriculares. Nossa análise mostrou que ao longo de sua trajetória, a professora mudou a forma como se relaciona com os livros didáticos, recursos digitais e colegas de trabalho. A professora passou de uma prática com alunos de conteúdo/exercício a um trabalho com problemas e situações lúdicas.
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