Subjetividade e aprendizagem matemática

mapeamento da produção acadêmica stricto sensu brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p556-581

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação subjetiva, Produção científica

Resumo

Com este artigo, temos o propósito de elaborar compreensões sobre o conhecimento produzido em nível de pós-graduação stricto sensu no Brasil, até o ano de 2020, na esteira dos temas subjetividade e aprendizagem matemática. Para isso, realizamos uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, que tem natureza básica, exploratória, de abordagem mista, e caráter bibliográfico. Com foco na produção em nível de pós-graduação, definimos como bases de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e, a partir do percurso metodológico adotado, foram selecionados 17 trabalhos para compor o corpus da pesquisa. Os resultados desse estudo apontam uma grande concentração das produções na região Sul e Sudeste do país, e em programas da área de Educação. A produção é dispersa, havendo uma certa coesão quanto à natureza metodológica das pesquisas, posto que todas são qualitativas, mas sendo plurais no que tange aos temas abordados, referenciais teórico metodológicos, estratégias de produção dos dados e resultados. Ainda, é possível apontar que, apesar da importância da temática, o volume de trabalhos é pouco expressivo, permitindo indicar a necessidade de mais produções sobre a temática.

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Biografia do Autor

Marcelo Bezerra de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estato do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino - UERN/UFERSA/IFRN). Licenciado em Matemática pela UERN e Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp - Campus Rio Claro). Membro do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem) e do Grupo de Estudos do Pensamento Complexo (Gecom). E-mail: morais.mbm@gmail.com.

Jhonatan Phelipe Peixoto, Centro de Ensino Superior de Maringá, Unicesumar

Professor Mediador do Centro de Ensino Superior de Maringá - Unicesumar, atuando nas disciplinas de Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso no curso de Pedagogia - EAD. Especialista em Atendimento Educacional Especializado - Educação Especial e Inclusiva (2021); Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação (2019) e em Docência na Educação Superior (2019). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá - Unifamma (2017).

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

MORAIS, M. B. de .; PEIXOTO, J. P. . Subjetividade e aprendizagem matemática: mapeamento da produção acadêmica stricto sensu brasileira. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 556–581, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p556-581. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57162. Acesso em: 20 dez. 2024.