Movimentos Identitários de Professores no Contexto de Pandemia

Autores

  • Carla Carla da Silva Eliodorio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim https://orcid.org/0000-0002-6142-7409
  • Mateus Boneli Velten Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim https://orcid.org/0000-0001-6602-824X
  • Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon UFES/IFES

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p591-611

Palavras-chave:

Movimentos Identitários, Pandemia, Professores de Matemática

Resumo

Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e interpretativa, analisam-se os movimentos identitários de duas professoras de matemática da educação básica de uma instituição pública do sul do Espírito Santo (ES). O estudo está baseado nas componentes do autoconhecimento e na definição de identidade com enfoque na docência. Através de entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2019 e depois, em 2021, durante a pandemia, notou-se que o fato de as professoras lecionarem matemática em uma mesma escola não assegurou ideias e atitudes similares. Verificou-se que elas produziram variações em suas perspectivas, uma vez que são indivíduos distintos e que o mesmo contexto não garante igual profissionalidade, embora possa estimular que elas reflitam sobre os modos de ser e estar na docência. Conclui-se, então, que aspectos do autoconhecimento e da identidade profissional de ambas foram se modificando e transformando a partir de suas vivências individuais e coletivas tanto em seu ambiente escolar quanto no contexto social, cultural e econômico de cada uma.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Carla da Silva Eliodorio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim

Atualmente é Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cachoeiro de Itapemirim e residente do Programa Residência Pedagógica (PRP). Possui experiência na área de Educação Matemática.

Mateus Boneli Velten, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo ? Campus Cachoeiro de Itapemirim, se especializando em Educação: Metodologias e Práticas para o Ensino Fundamental pelo Ifes - Campus Nova Venécia e em Metodologias do Ensino de Matemática pelo Grupo Educacional FAVENI. Atualmente trabalha como professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio na rede estadual do Espírito Santo, lotado em Cachoeiro de Itapemirim. Possui experiência como professor da educação básica e do ensino técnico.

Referências

CYRINO, M. C. de C. T. (2017). Identidade profissional de (futuros) professores que ensinam matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10 (n. 24), p. 699-712.

GARCIA, T. & CYRINO, M. C. de C. T. (2019). Identidade profissional de professores que ensinam matemática em uma comunidade de prática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8 (n. 15), p. 33-61.

HALL, S. (2006). A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. DP&A.

KELCHTERMANS, G. (2009). Who I am in how I teach is the message: self‐understanding, vulnerability and reflection. Teachers and teaching: theory and practice, v. 15 (n. 2), p. 257-272.

LAVILLE, C. & DIONNE, J. (1999). A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. UFMG.

MASON, J. (2002). Qualitative Researching. SAGE Publications.

RODRIGUES, P. H. & CYRINO, M. C. de C. T. (2020). Identidade profissional de futuros professores de Matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no Vaivém. Zetetiké, v. 28, p. 1-26.

Downloads

Publicado

2022-10-31