O desenvolvimento profissional de professores do ensino fundamental
uma análise de processo formativo remoto sobre conceitos estatísticos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p208-236Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional do professor, Ensino fundamental, Processo formativo remoto, Conceitos estatísticos, Período pandêmicoResumo
Este artigo apresenta a análise de elementos de desenvolvimento profissional de professores que afloraram durante um processo formativo remoto sobre conceitos estatísticos, durante o período pandêmico. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com 29 professores que lecionam matemática no ensino fundamental em sete municípios, parceiros de uma rede de pesquisa, com a seguinte questão de pesquisa: Que elementos relativos ao desenvolvimento profissional dos professores são apresentados por participantes de um processo formativo remoto sobre conceitos estatísticos, realizado por uma rede de pesquisa no período pandêmico? Para sua concretização, desenvolveu-se um processo formativo remoto, durante a pandemia de covid-19, com o suporte de ferramentas digitais, organizado em quatro módulos, com a metodologia da sala de aula invertida e o espiral RePARe. Selecionou-se conceitos estatísticos com a metodologia do PPDAC, na perspectiva da equidade. Na coleta de dados, os professores responderam a um questionário online. Adotou-se a análise de conteúdo para a leitura dos dados, e o desenvolvimento profissional emergiu como categoria de análise e o eixo temático que subsidiou a reflexão foi o “Processo Formativo”, apresentando os elementos de que o desenvolvimento profissional é contínuo, evidenciando que os professores ainda possuem demandas formativas de ordem conceitual e de práticas pedagógicas. O tempo foi um dos fatores mais mencionados, com discussões relativas à escola, à profissão, à pessoa e à família. Por fim, promoveu-se a interiorização da pesquisa e da experiência de formação docente em matemática, sobretudo em instituições nordestinas. Assim, o trabalho realizado oportunizou equidade à educação matemática.
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