MathLibras no parque de diversões:

uma análise linguística, matemática e dos recursos audiovisuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p336-362

Palavras-chave:

Ensino de Matemática para surdos, Língua de sinais, vídeo, videoaulas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a análise realizada do vídeo Adição em Libras – Soma 5, do projeto MathLibras, a partir de eventos críticos selecionados pelos autores, acerca da narrativa construída, considerando a utilização de ao menos um dos três parâmetros: linguístico, matemático ou recursos audiovisuais. O projeto MathLibras é desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas e tem como objetivo o desenvolvimento de videoaulas de Matemática em Libras. Salienta-se que o vídeo Soma 5 é uma produção original em Língua de Sinais e não uma tradução. Para a análise do vídeo, foram selecionadas algumas cenas, consideradas como eventos críticos pela equipe: (a) saco de pipoca, (b) carrossel, (c) trem-fantasma e (d) roda-gigante. Como conclusões, destaca-se o padrão na estratégia narrativa utilizada pelo ator/surdo, que é o uso consecutivo de classificadores e descrições imagéticas e, também, a compreensão de que os parâmetros que constroem a narrativa estão indissociados, evidenciando o trabalho conjunto feito pela equipe desde a produção inicial do vídeo, gravação, até a edição final.

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Biografia do Autor

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Licenciada em Matemática, Especialista em Matemática e Linguagem, Especialista em Educação - ênfase em Educação de Surdos, Mestre em Educação em Ciências e Matemática e Doutora em Educação.

Professora Adjunta do Departamento de Educação Matemática, do Instituto de Física e Matemática da UFPel.

Professora/Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT/UFPel)

Tatiana Bolivar Lebedeff, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento. 

Mayummi Aragão Campos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduanda em Relações Internacionais.

Helena Pinto da Luz, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Letras Tradução Inglês-Português.

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

GRUTZMANN, T. P.; BOLIVAR LEBEDEFF, T. .; ARAGÃO CAMPOS, M.; PINTO DA LUZ, H. MathLibras no parque de diversões:: uma análise linguística, matemática e dos recursos audiovisuais. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 336–362, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p336-362. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/59903. Acesso em: 19 dez. 2024.