Elementos dos saberes para ensinar aritmética no manual A Aritmética na “Escola Nova”, de Everardo Backheuser

Autores

  • Rogerio dos Santos Carneiro Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0000-0002-5387-0435
  • Neuza Bertoni Pinto Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p264-286

Palavras-chave:

Formação do professor, Ensino primário, Aritmética para ensinar, Manual Pedagógico, Everardo Backheuser

Resumo

Na história das disciplinas escolares, os manuais pedagógicos são considerados uma fonte relevante para compreender os saberes que permearam a formação dos professores em determinado período histórico. Reconhecidos como objeto cultural, difusores de uma base teórico-metodológica, indispensáveis à formação do professor do ensino primário, ao disponibilizarem fundamentos teóricos e indicarem novos caminhos para o alcance das finalidades educativas de seu tempo, constituíram-se como mensageiros de modernos ideários pedagógicos. Com o objetivo de compreender os saberes para ensinar aritmética na escola primária, propostos pelo educador brasileiro Everardo Adolfo Backheuser, este artigo analisa aspectos do manual, escrito por ele, A aritmética na “Escola Nova” que, na década de 1930, partindo de contribuições das ciências da educação, especialmente no desempenho da psicologia experimental, divulgou novos saberes para ensinar aritmética na escola primária, rompendo com o ensino da aritmética, centrado na decoração, na excessiva repetição de exercícios, na prática mecânica de cálculos aritméticos, com problemas desvinculados do cotidiano infantil. Os resultados desta análise expressam que o manual analisado evidencia o quanto o autor estava comprometido com os avanços das ciências da educação e com a atualização dos saberes profissionais dispensados nas escolas normais aos futuros professores do ensino primário durante a vaga pedagógica denominada Escola Nova.

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Biografia do Autor

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Educação Financeira e Matemática.

Neuza Bertoni Pinto, Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Educação, Ciência e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Pesquisadora do GHEMAT Brasil.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

CARNEIRO, R. dos S.; PINTO, N. B. Elementos dos saberes para ensinar aritmética no manual A Aritmética na “Escola Nova”, de Everardo Backheuser. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 264–286, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i4p264-286. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/60056. Acesso em: 23 dez. 2024.