O pensamento geométrico espacial e sua articulação com a visualização e a manipulação de objetos em 3D
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p258-277Palavras-chave:
Pensamento Geométrico Espacial, Visualização, GeoGebra, Educação matemáticaResumo
Neste artigo pretende-se construir um quadro conceitual que aborde o pensamento geométrico espacial e as respectivas habilidades de visualização requeridas nos diferentes níveis do processo de escolarização. Estudos indicam que o pensamento geométrico espacial é essencial para o pensamento científico, uma vez que engloba um conjunto de processos cognitivos por meio dos quais o ser humano é capaz de construir e manipular representações mentais de objetos no espaço e é uma habilidade direcionada à representação, uso de objetos e suas relações nos mundos 2D e 3D. O uso dessa habilidade de raciocínio espacial envolve desenhar, manipular e explicar os objetos e suas relações e deve ser desenvolvida desde os primeiros anos de escolarização. Com base nesse contexto teórico são apresentados resultados parciais de uma pesquisa sobre representações de superfícies que podem ser manipuladas em três dimensões (3D) e que foram obtidas por meio do GeoGebra. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, permitiu a análise das atividades desenvolvidas por pós-graduandos em Educação Matemática, ao observar e manipular tais representações para obter os respectivos registros gráficos e algébricos. O referencial conceitual construído e apresentado neste artigo, contribuiu para a identificação de outras habilidades requeridas neste estudo para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial.
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