Conceituando materiais curriculares formativos e discutindo seus atravessamentos no conhecimento profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p005-034Palavras-chave:
Materiais curriculares formativos, Oportunidade de aprendizagem, Conhecimento profissional docente, TLO-MathResumo
A produção de materiais curriculares tem sido influenciada pela Reforma do Ensino Médio e pela homologação da Base Nacional Comum Curricular, especialmente os materiais que são avaliados e disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A última edição do PNLD destinada ao Ensino Médio trouxe inovações, a título de exemplo podemos citar: obras de formação continuada. Designamos essas obras como Materiais Curriculares Formativos, pois são concebidas para apoiar as aprendizagens dos professores em relação às teorizações que fundamentam as opções didáticas, metodológicas, conceituais e avaliativas referentes à Matemática e seu ensino. Este artigo orienta-se pelo objetivo de discutir oportunidades de aprendizagem de professores em Materiais Curriculares Formativos de Matemática. A abordagem metodológica empregada é qualitativa e exploratória, cujos procedimentos seguem o delineamento da análise documental. Os resultados revelam que os materiais examinados oferecem diferentes oportunidades de aprendizagem para os professores, que podem influenciar o planejamento e a realização das aulas. Esses materiais são uma fonte de aprendizagem para os professores, mas que devem ser usados de forma crítica e reflexiva, respeitando a liberdade e a autonomia destes profissionais.
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