Explorando as propriedades da igualdade
uma tarefa de aprendizagem profissional na formação inicial de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p054-073Palavras-chave:
Formação inicial, MTSK, Propriedades da igualdad, Tarefa de aprendizagem profissionalResumo
Neste artigo, buscou-se identificar os conhecimentos matemáticos e didáticos de futuros professores de matemática, sobre as propriedades da igualdade, na perspectiva do Mathematics Teacher's Specialized Knowledge (MTSK). Para isso, acompanhamos um processo formativo mediado por uma Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP), a qual também serviu para produção dos dados qualitativos, sendo utilizado o método de comparações sistemáticas como procedimento de análise. Os sujeitos, em número de 6, estavam cursando a disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório III em uma universidade pública do Estado de Pernambuco. Os resultados mostraram que os licenciandos já revelaram indícios dos subdomínios KoT (conhecimento das propriedades, procedimentos, registros de representação) e do KPM (conhecimento do uso correto dos símbolos e justificações matemáticas), ligados ao tema e ao ensino das propriedades da igualdade. A participação dos licenciandos, por meio das discussões e reflexões no momento formativo, permitiu a ampliação dos seus conhecimentos profissionais, corroborando, assim, as potencialidades da Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP) em gerar oportunidades de aprendizagem profissional e em promover desenvolvimento profissional na formação inicial de professores de matemática.
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