Um modelo epistemológico de referência em cálculo e cinética de reações químicas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p215-241Palavras-chave:
Formação de professores, Cinética química, CálculoResumo
Retomamos neste artigo discussões acerca da aplicação do Cálculo Diferencial e Integral no Ensino de Cinética Química na formação de Professores. Aspectos voltados para a demonstração de enunciados mediante resolução de tarefas em um percurso de estudos e pesquisas como uma estratégia visando à apropriação de conceitos no domínio da cinética de reações, no âmbito de atividades embasadas na Teoria Antropológica do Didático (TAD), especificamente, a partir dos modelos epistemológicos de referência e o dominante em torno do objeto leis de velocidade de reação química. Ao longo do percurso foi evidenciada a importância e razão de ser de técnicas do Cálculo Integral e Diferencial para a formação docente e a formulação de organizações didáticas que possam servir de suporte para tarefas no exercício da profissão, no Ensino Médio, destacando o uso de instrumentos das TIC, a exemplo do Excel, na construção dessas tarefas. Foi observado que ao longo do percurso os estudantes compreenderam os passos propostos no modelo epistemológico de referência ao cumprirem uma tarefa crucial, associada à questão geradora do percurso, que necessariamente aplica técnicas de integração e diferenciação para a obtenção de equações diferenciais ordinárias, associada à técnica de análise do método dos mínimos quadrados, para a caracterização cinética de um sistema químico, um medicamento na simulação da determinação experimental de seu prazo de validade.
Metrics
Referências
Almouloud, S. Ag. (2015). Teoria Antropológica do Didático: metodologia de análise de materiais didáticos. Revista Iberoamericana de de Educación Matemática, UNION, n. 42, p. 09-34.. ISSN: 1815-0640. Noviembre 2015.
Almouloud, S. A. (2022). Fundamentos da Didática da Matemática. 2ª ed. revisada e ampliada. Curitiba: Ed. UFPR. 344p. ISBN 978-65-87448-76-3.
Atkins, P. De Paula, J. (2010). Físico-Química. Rio de Janeiro: LTC, 2010.
Ball, D. W. (2005). Físico-Química. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, ISBN 85-221-0417-5, 2005.
Barquero, B., Bosch, M., Gascón, J. (2011). Ecología de la modelización matemática: los recorridos de estudio e investigación. Documents. Aportaciones de la teoría antropológica de lo didáctico: Un panorama de la TAD. Marianna Bosch et al. (Orgs), Centre de Recerca Matemàtica CRM: Barcelona, pp. 553-577. Access online: ISSN 2014-2331.
Bosch, M., Chevallard, Y (1999) La sensibilité de l’activité mathématique aux ostensifs. Recherche en Didactique des Mathématiques. 19(2), 77-124.
Brasil, Ministério da Educação (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>.
Chevallard, Y. (1999). L’analyse des pratiques enseignantes en the´orie anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, 19, 221–266.
Chevallard, Y. (2020). Some sensitive issues in the use and development of the anthropological theory of the didactic. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.22, n. 4, pp. 013-053. Access by http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i4p013-053. Lecture presented at the 6ht International Congress on the Anthropological Theory of Didactics - CTAD6 in Autrans, Grenoble, France, January 23th, 2018.
Connors Kenneth. A. (1990). Chemical Kinetics: the study of reaction rates in solution. Wisconsin - Madison: John Wiley & Sons, Inc.
Fonseca Bon, C., Gascón Pérez, J., & Oliveira Lucas, C. (2014). Desarrollo de un modelo epistemológico de referencia en torno a la modelización funcional. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, RELIME, 17(3), 289-318.
Gascón, Josep, Nicolás, Pedro. (2019a). Research ends and teaching ends in the anthropological theory of the didactic. In For the Learning of Mathematics, 39(2), 42–47].
Leithold, Louis. (1994). O cálculo com geometria analítica, v. 1, 3ª ed. editora Harbra, Ltda. São Paulo, S.P., Brasil.
Lucas, Catarina O. (2015). Una posible «razón de ser» del cálculo diferencial elemental en el ámbito de la modelización functional. Tesis ddoutoral defendida el día 18 de diciembre de 2015, en la Escuela Universitaria de Ingeniería Técnica Industrial de Vigo. España.
Nascimento Jr, J.V., Carvalho, E.F., Farias, L.M.S. (2018). Creation of innovative teaching situation through instrumental genesis to maximize teaching specific content: acid-base chemical balance. In: V. Gitirana, T. Miyakawa, M. Rafalska, S. Soury-Lavergne, & L. Trouche (Eds.). Proceedings of the Re(s)sources 2018 international conference. May 2018, Lyon, France. 400p, 2018, https://resources-2018.sciencesconf.org/. 〈hal-01764563v3〉.
Nascimento Jr, J.V. et al. In: Drijvers, P. et al. (2019). Chapter 12: Transitions Toward Digital Resources: Change, Invariance, and Orchestration. In: Trouche L., Gueudet G., Pepin B. (eds) The 'Resource' Approach to Mathematics Education. Advances in Mathematics Education. pp. 389-444. Springer, Cham. Online ISBN 978-3-030-20393-1. DOI https://doi.org/10.1007/978-3-030-20393-1_12.
Otaki, Koji. (2022). The paradidactic: a theory of noospheres, In: Planary tals paper, In CITAD7: 7th International Conference on the Anthropological Theory of the Didactic congress, 19-23 Jun 2022, Bellaterra, Barcelona (Spain). Acesso em: https://citad7.sciencesconf.org.
Silva, Rita Cinéia Menezes. (2017). A integração de construtos didáticos à prática docente: a malamática para operar com a aritmética básica. (2017). Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências das Universidades Federal da Bahia e Estadual de Feira de Santana.
Skoog, Douglas. A.; West, Donald. M., Holler, F. James., Crouch, S. R. (2006) Fundamentos de Química Analítica. Título original: Fundamentals of analytical chemistry 6. Reimpr. a 1 ed. de 2006., trad. Marco Tadeu Grassi. Cengage Learning: São Paulo, Brasil. ISBN 85-221-0436-0.
Trouche, L; Drijvers, P. (2014). Webbing and orchestration. Two interrelated views on digital tools in mathematics education. Teaching Mathematics and Its Applications. Oxford, v. 33, 193-209, 2014.
Vergnaud, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução Maria Lúcia Faria Moro; revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares. – Curitiba: Ed. da UFPR, 2009, 322p.
Willett, Gilles. (2012). « Paradigme, théorie, modèle, schéma : qu’est-ce donc ? », Communication et organization [En ligne], 10 | 1996, mis en ligne le 26 mars 2012, consulté le 11 septembre 2024. URL: http://communicationorganisation.revues.org/1873; DOI: 10.4000/communicationorganisation.1873.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).