Tradução e Validação da Escala de Ansiedade Matemática do Ensino Fundamental- Forma Elementar- MARS-E para o Português/Brasil

Autores

  • Marcos Guilherme Moura-Silva UFPA
  • Isis Fernanda Alves Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Mauro Roberto de Souza Domingues UFPA
  • Felipe Barradas Cordeiro UFPA
  • Tadeu Oliver Gonçalves UFPA
  • Natáli Valim Oliver Bento-Torres UFPA
  • João Bento-Torres UFPA

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p332-352

Palavras-chave:

Ansiedade matemática, Análise fatorial confirmatória, MARS-E, Adaptação transcultural

Resumo

Neste estudo, traduzimos e validamos para o português brasileiro a escala de Ansiedade Matemática para o Ensino Fundamental - Forma Elementar - MARS-E. Avaliamos suas evidências de validade a partir da estrutura, consistência interna e parâmetros individuais dos itens do instrumento, baseados no paradigma da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os dados psicométricos foram obtidos de 214 alunos dos quartos, quintos e sextos anos escolares, com idades entre 9 e 12 anos. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória apontaram que o modelo bifatorial semelhantes ao instrumento original, apresentou indicadores de ajuste satisfatórios, indicando que a ansiedade matemática pode ser explicada através dos fatores “Ansiedade de Performance Matemática (APM)” e “Testes matemáticos (TM)”, com todas as cargas fatoriais apresentando magnitudes suficientes e diferentes de zero. Além disso, os indicadores de consistência interna demonstraram alta precisão do instrumento (⍺F1= 0,875 e ωF1= 0,857; ⍺TM= 0,850 e ωTM= 0,866). Sendo assim, pode-se inferir que o MARS-E apresentou satisfatórios parâmetros psicométricos de validade, baseada na estrutura interna, bons parâmetros individuais dos itens, tanto no fator APM quanto no fator TM, indicando serem itens que mensuram adequadamente seus respectivos fatores latentes. Assim, considera-se que o instrumento é adequado psicometricamente para o uso em larga escala no contexto brasileiro.

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Biografia do Autor

Marcos Guilherme Moura-Silva, UFPA

Professor da Universidade Federal do Pará. Graduado em Matemática com mestrado e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA), integrante da rede Latinoamericana de Pós-graduação em Educação (REDPEL) e líder do grupo NeuroEducação Matemática. Investiga temas relacionados à fatores cognitivos, emocionais e motivacionais no ensino-aprendizado, particularmente aqueles associados à ansiedade matemática, metacognição matemática, neurofeedback, psicofisiologia aplicada à educação, integração neurovisceral e formação de professores que ensinam matemática. Suas pesquisas estão associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS 3 (Saúde e Bem-estar) e ODS 4 (Educação de Qualidade), defende também a ODS10 (Redução das Desigualdades).

Isis Fernanda Alves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Terapeuta Ocupacional

Mauro Roberto de Souza Domingues, UFPA

Licenciatura Plena em Educação Física (UEPA). Especialização em Educação e Informática (UFPA). Especialização em Acupuntura (CBES). Mestrado em Educação e Políticas Públicas Educacionais (UFPA). Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Professor concursado MAG-4 da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Professor concursado AD-4 da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Experiência em Formação de Professores, Exercício Físico e Cognição, Educação Física Escolar, Educação Física Adaptada, Informática Educativa, Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Externa. Participou do grupo de Pesquisa "Currículo, Inclusão e Diversidade" em 2009 (UFPA). Participou do grupo de Pesquisa "Estado e Educação na Amazônia" (GESTAMAZON) entre 2011 e 2013 (UFPA). Participou do Projeto de Pesquisa "Implicações da Atividade Física em Crianças com Ansiedade Matemática" entre os anos de 2017 a 2021(PPGECM/UFPA). Atualmente participa do grupo de pesquisa "Mente, Cérebro e Educação" (PPGECM/UFPA).

 

Felipe Barradas Cordeiro, UFPA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (2019) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Pará (2022). É membro do grupo de investigação "Saúde, Reabilitação e Cognição" e participa atualmente no projeto de investigação EXAM-Exercício e Ansiedade Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: exercício físico, função executiva, variabilidade da frequência cardíaca e desempenho acadêmico.

Tadeu Oliver Gonçalves, UFPA

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ desde agosto de 1976, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR TITULAR. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) - Mestrado e Doutorado, desde o seu início, em 2002 (NPADC). Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). é Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPGecim da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem, , ensino da matemática e neuro ciência e educação matemática https://orcid.org/0000-0002-2704-5853

Natáli Valim Oliver Bento-Torres, UFPA

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002), mestrado (2006) e doutorado (2016) em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará, com período sanduiche na Western University (Canadá). Realizou pós-doutorado na University of Pittsburgh (2017-2018). É professora associada da Universidade Federal do Pará (2006 - presente) e foi co-fundadora da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO/UFPA). Foi Diretora da FFTO (2009-2011), Vice-Diretora (2018-2019) e é atualmente vice-coordenadora do Programas de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFPA)(2023-presente). É pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFPA) e Atenção e Estudo Clínico no Diabetes (PPGDiabetes/UFPA). É membro da Rede Nacional Leopoldo DeMeis de Educação e Ciência (RNEC) e da Rede Nacional de Neurociência e Atividade Física. Tem experiência na área do Ensino em Saúde e Fisioterapia, com ênfase na Saúde do Idoso e Fisioterapia Aquática, tendo como prinicpais interesses investigações relacionadas ao envelhecimento, exercício físico, cognição, doenças crônicas não-transmissíveis, doenças neurodegenerativas e nas metodologias ativas de ensino. É mãe dedicada à sua filha e ao seu filho. E-mail: natalivalim@ufpa.br

João Bento-Torres, UFPA

Possuo graduação em licenciatura plena em educação física pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado e Doutorado em Neurociências e Biologia Celular também pela Universidade Federal do Pará com período sanduíche na University of Western Ontário, Canada. Realizei o pós-doutorado no Brain Aging Cognitive Health Lab da universidade de Pittsburgh - USA. Desde 2006 sou professor permanente da Universidade Federal do Pará e atualmente estou Coordenador da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência e sou membro da Rede Nacional de Neurociência e Atividade Física. Sou orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Matemática - PPGECM e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH. Sou cofundador da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FFTO/UFPA onde atuo como Tutor de PBL (aprendizado baseado em problemas).

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

MOURA-SILVA, M. G.; ALVES, I. F. .; DOMINGUES, M. R. de S. .; CORDEIRO, F. B. .; GONÇALVES, T. O. .; BENTO-TORRES, N. V. O.; BENTO-TORRES, J. . Tradução e Validação da Escala de Ansiedade Matemática do Ensino Fundamental- Forma Elementar- MARS-E para o Português/Brasil. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 332–352, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i4p332-352. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/69428. Acesso em: 23 dez. 2024.