Conhecimento didático de professores de matemática em estudo de aula
dificuldades dos alunos e estratégias de ensino
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p312-335Palavras-chave:
Estudo de aula, Dificuldades dos alunos, Estratégias de ensino, Conhecimento didático, Educação matemáticaResumo
O texto discute aspectos do conhecimento didático mobilizados por professores que ensinam Matemática ao participarem de um estudo de aula centrado no tópico curricular divisão. O ciclo de estudo de aula envolveu três professoras da rede pública de ensino do Sul do Brasil. A investigação qualitativa foi orientada pela seguinte questão: Quais aspectos do conhecimento didático são mobilizados/desenvolvidos por professores que ensinam matemática ao participarem de um estudo de aula? A análise qualitativa, baseada na análise de conteúdo, evidenciou que a dinâmica do estudo de aula promoveu os seguintes aspectos do conhecimento didático: dificuldades dos alunos e estratégias de ensino. Como resultados, a investigação aponta que o estudo de aula propicia aos participantes compreenderem distintas dificuldades dos alunos em tópicos matemáticos, refletindo sobre a natureza dessas dificuldades e as implicações na aprendizagem. A colaboração que caracteriza o estudo de aula favorece a partilha de experiências profissionais que ampliam o repertório de estratégias de ensino dos participantes. Aponta-se que o estudo de aula amplia o conhecimento didático dos professores, promovendo o desenvolvimento profissional.
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