Conhecimento didático de professores de matemática em estudo de aula

dificuldades dos alunos e estratégias de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p312-335

Palavras-chave:

Estudo de aula, Dificuldades dos alunos, Estratégias de ensino, Conhecimento didático, Educação matemática

Resumo

O texto discute aspectos do conhecimento didático mobilizados por professores que ensinam Matemática ao participarem de um estudo de aula centrado no tópico curricular divisão. O ciclo de estudo de aula envolveu três professoras da rede pública de ensino do Sul do Brasil. A investigação qualitativa foi orientada pela seguinte questão: Quais aspectos do conhecimento didático são mobilizados/desenvolvidos por professores que ensinam matemática ao participarem de um estudo de aula? A análise qualitativa, baseada na análise de conteúdo, evidenciou que a dinâmica do estudo de aula promoveu os seguintes aspectos do conhecimento didático: dificuldades dos alunos e estratégias de ensino. Como resultados, a investigação aponta que o estudo de aula propicia aos participantes compreenderem distintas dificuldades dos alunos em tópicos matemáticos, refletindo sobre a natureza dessas dificuldades e as implicações na aprendizagem. A colaboração que caracteriza o estudo de aula favorece a partilha de experiências profissionais que ampliam o repertório de estratégias de ensino dos participantes. Aponta-se que o estudo de aula amplia o conhecimento didático dos professores, promovendo o desenvolvimento profissional.

Biografia do Autor

Marta Cristina Cezar Pozzobon, Universidade Federal de Pelotas

Professora do curso do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Departamento de Educação Matemática, Universidade Federal de Pelotas.

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-doutorado em Educação Matemática - Didática da Matemática pela Universitat de Barcelona, Espanha (2022-2023). Pós-doutorado em Educação Matemática - Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa, Portugal (2016-2017). Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP de Rio Claro . Mestrado em Educação Matemática também pela UNESP, campus de Rio Claro/SP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T). Professora, classe E, nível associado IV, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Erechim, RS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFFS. Orienta trabalhos de pesquisa na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de aula (lesson studies) e desenvolvimento profissional de professores, Conhecimento e Desenvolvimento Profissional Docente, Ensino e Aprendizagem, Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Políticas Públicas Educacionais para a Formação de Professores, Formação Inicial e Continuada de Professores, Prática docente na Educação Básica.

Mauri Luís Tomkelski, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, 15ª Cordenadoria Regional de Educação - CRE

Doutor em Educação na especialidade de Didática das Ciências pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - ULisboa, Portugal. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana - UFN de Santa Maria/RS, Brasil. Também é licenciado em Matemática com habilitação em Física e Especialista em Matemática e Física pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI campus de Erechim/RS, Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T), da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS campus de Erechim/RS, Brasil. Docente efetivo da rede pública estadual do RS, atuando na 15 Coordenadoria Regional de Educação, no Departamento Pedagógico e conselheiro no Conselho Municipal de Educação de Erechim/RS (CME), nas comissões da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Também atuou como docente no Instituto Anglicano Barão do Rio Branco; docente no Colégio Marista Medianeira; docente na Cooperativa dos Professores de Educação do RS - COEDUCARS; docente convidado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI campus de Erechim. Tem experiência na área do Ensino de Física e Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Modelagem Computacional, Álgebra, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria, Desenho Geométrico, Educação a Distância, Desenvolvimento Profissional Docente, Formação de Professores e Estudos de Aula (Lesson Study).

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Pozzobon, M. C. C., Richit, A., & Tomkelski, M. L. (2025). Conhecimento didático de professores de matemática em estudo de aula: dificuldades dos alunos e estratégias de ensino. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(1), 312–335. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p312-335