Figura geométrica no livro e o PCOC correspondente a mão livre

uma gestão de códigos para a impressora 3D

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p230-257

Palavras-chave:

Geometrias, Modelagem paramétrica, Software Maple, Impressora 3D

Resumo

As Geometrias Plana, Analítica e Espacial, doravante designadas GEOPAES, enquanto disciplinas de Matemática exigem que os(as) estudantes sejam capazes de visualizar e interpretar figuras geométricas referentes aos saberes matemáticos a ensinar previstos nos livros didáticos. Como auxiliar o(a) Professor(a) no ensino e o(a) estudante na aprendizagem de saberes de GEOPAES, favorecendo a referida visualização e a interpretação no ensino em que esses livros são utilizados? Responder esse tipo de questão é um dos nossos objetivos neste artigo, que apresenta uma modelagem paramétrica e gestão de código de um material didático construído em ambiente computacional, materializado na impressora 3D, tornando-se palpável a “mão livre”. Essa modelagem e gestão são práticas usuais em pesquisas realizadas no GPEMAC, no Laboratório de Visualização Matemática (L@VIM) da UESC, e vêm servindo o(a) Professor(a) no ensino e o(a) estudante na aprendizagem matemática, bem em outras disciplinas onde a GEOPAES encontra um habitat nessa instituição. Um PCOC (que se lê, “Peceocê) impresso em 3D pode contribuir na identificação e reconhecimento de elementos geométricos notáveis no modelo, na manipulação e no seu posicionamento em relação ao sistema de coordenadas, na aplicação do procedimento “tomográfico” que examina as intersecções de superfícies que o delimitam, favorecendo a análise de traços e de curvas de níveis, entre outros procedimentos que podem ser utilizados pelo(a) Professor(a) e pelo(a) estudante. O modelo apresentado nesse artigo evidencia um tipo dessas intersecções por consequência do objeto geométrico observado nos livros didáticos.

Biografia do Autor

Afonso Henriques, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Departamento de Ciências Exatas e tecnológicas - DCET Coordenador do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (EECM) Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC)

Rosane Leite Funato, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestrado

Elisângela Silva Farias, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestrado

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Publicado

2025-08-31

Como Citar

Henriques, A., Funato, R. L., & Farias, E. S. (2025). Figura geométrica no livro e o PCOC correspondente a mão livre: uma gestão de códigos para a impressora 3D. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(3), 230–257. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p230-257