Processos de (in)visibilização e construção de normalidades

relações de poder e constituição de pessoas com deficiência em livros didáticos de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p256-284

Palavras-chave:

Educação matemática, Inclusão, Mecanismos de controle do discurso

Resumo

Conforme descrito por Michel Foucault, as relações de poder se dão de modo econômico, buscando o melhor efeito por meio do menor esforço, aquele que encontra menor resistência. Este estudo parte dessas inquietações ao analisar e descrever práticas discursivas que emergem do livro didático de Matemática, instituindo uma forma específica de ser/conceber a pessoa com deficiência. O referencial teórico-metodológico ancora-se nos mecanismos de controle do discurso e nas relações entre saber e poder, assumindo a análise do discurso como ferramenta para interrogar os regimes de verdade que sustentam as configurações da deficiência no contexto educacional. Tomamos como material empírico a coleção A Conquista da Matemática, destinada aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os indícios que emergem do corpus analisado revelam uma construção imagética recorrente e restrita: a deficiência é figurada quase exclusivamente por pessoas cadeirantes e deficientes visuais (cego/baixa visão). Outras corporalidades são silenciadas. Mais ainda: a ausência de vínculo entre essas imagens e as atividades pedagógicas revela uma inclusão que não chega a acontecer, uma presença marcada mais pela expectativa de cumprir um requisito do que por um engajamento com a diferença, evidenciando uma pseudo-integração das diferenças ao contexto pedagógico e social, operando mais como um gesto simbólico do que como uma prática efetivamente inclusiva. O que está em jogo, então, é menos o que se mostra e mais aquilo que se permite ver.

Biografia do Autor

Tatiane da Silva Alves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDUMAT) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Ensino de Ciência e Matemática (PPGECMat) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialização em Educação Especial/Educação Inclusiva/ Múltiplas Deficiências. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2021). É bolsista CAPES no doutorado atualmente, foi bolsista da CAPES no mestrado pelo período de 2022 à 2024 e pelo subprojeto de matemática do Programa Residência Pedagógica-PRP/UFGD no período de 2020 a 2022. Foi editora associada da Revista de Educação Matemática Tangram pelo período de 2022 à 2024. Foi representante discente no Conselho Diretor da FACET- UFGD no período de 2022 à 2023. Faz parte da Comissão de Eventos e Publicações e da Comissão de Internacionalização do PPGEduMAT- UFMS. É integrante do Grupo História da Educação matemática em Pesquisa (HEMEP). Tem interesse em temas como: Pós-humanismo, História Oral, Cartografia Rizomática, Filosofia e Educação Matemática, Educação Indígena, Narrativas.

José Wilson dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Educação Matemática

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Publicado

2025-11-29

Como Citar

da Silva Alves, T., & Santos, J. W. dos. (2025). Processos de (in)visibilização e construção de normalidades: relações de poder e constituição de pessoas com deficiência em livros didáticos de matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(5), 256 – 284. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p256-284

Edição

Seção

Número Temático: Estudos e pesquisas em Currículos e Educação Matemática