Working with discursive genres in reading, writing and orality in a decolonial perspective of teaching in a public school in Ananindeua

Authors

  • Larissa da Silva Costa Aviz UFPA
  • Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64129

Keywords:

Decoloniality, Educational practices, Discursive Genres, Reading Circuit Project

Abstract

It aims to show the practices of the project: “Reading Circuit: Reading to Be Happy”, UFPA. To achieve this, we mobilized the studies of Bakhtin (2016), Rojo (2012), Walsh (2013) and Freire (2021). The diversity of Amazonian knowledge supports the discussions. The research is collaborative qualitative articulated with the project mediators. The investigation took place in the 7th year class – public school, Ananindeua (Pa). The activities involved narratives, advertisements and regional interviews. The results pointed out the necessary articulations of reading, writing and speaking when working with discursive genres, enhancing and valuing the interaction between students and the knowledge that crosses the Amazon in Pará.

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Author Biographies

Larissa da Silva Costa Aviz, UFPA

Mestranda e Pesquisadora em Linguística (área de concentração ensino e aprendizagem de línguas e culturas) pelo PPGL-UFPA. Graduada em Letras L. Portuguesa pelo ILC-UFPA. Especialista em Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes e Especialista em Linguística e Formação de Leitores pela Faculdade Dom Alberto. É membro do GALPDA (Grupo de Pesquisa e Letramentos na Amazônia) Participou do programa de pesquisa Observatório de Formação Docente (PIBIC) e atualmente é colaboradora formadora de mediadores de leitura no (Programa de Extensão Conexões de Saberes-UFPA). Pesquisa a área de educação, sobretudo a formação do Ethos docente, letramento literário, e atua em projetos de cunho voluntário voltados ao ensino da língua portuguesa para jovens de camadas populares (PRÉ-ENEM-EMAÚS/ Preparatório PSE - para alunos ribeirinhos quilombolas adentrarem à universidade-)/ Curso popular Esperançar/ Pré-ENEM PUA-UFPA/ Curso popular ÀGORA. Investiga, principalmente, os seguintes temas: linguística aplicada, mediação de leitura, escrita, oralidade, educação e juventudes e ações afirmativas, pedagogias decoloniais de ensino na Amazônia, multiletramentos e dialogismo. 

Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (PPGED/UFPA), Mestre em Linguística (PPGL/UFPA), Especialista em Língua Portuguesa: uma abordagem textual (UFPA) e em Neuropsicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva (UCAM). Graduação em Letras- Língua Portuguesa (UFPA). Estágio Pós-doutoral em Antropologia (PPGA/UFPA). Possui experiência na Educação Básica, Formação inicial e continuada de professores, coordenação de Pós-Graduação em Letras (Lato Sensu) e com projetos em comunidades ribeirinho-quilombolas. Atualmente, é Professora-Adjunto IV da Universidade Federal do Pará (Belém), lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)- Teoria e prática da Alfabetização. É docente do programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na linha de Ensino e aprendizagem, do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC). Trabalha com as seguintes temáticas: Tecnologias digitais e ensino de língua portuguesa, Práticas socioculturais, Letramento docente, Neuroeducação e Práticas pedagógicas Decoloniais no ensino de língua portuguesa. É uma das líderes do Grupo de estudo e pesquisa sobre Alfabetização, letramentos e práticas docentes na Amazônia-GALPDA (CNPq). Coordena o projeto de pesquisa Práticas socioculturais, linguagens e processos de ensino e aprendizagem na Formação docente. Em 2018, teve reconhecimento na América Latina e Caribe com o projeto Núcleo de Práticas e Linguagens Docentes considerado como uma das 33 experiências inovadoras na Formação docente pela I Convocatória do PREDALC. A pesquisadora está vinculada ao Grupo de estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA), ao GECA (grupo de Estudos Culturais da Amazônia) e à Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia. É integrante da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL)- GT ELIAB e sócia efetiva da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

References

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Published

2024-03-27

How to Cite

Aviz, L. da S. C., & Rodrigues, I. C. . F. dos S. . (2024). Working with discursive genres in reading, writing and orality in a decolonial perspective of teaching in a public school in Ananindeua. The ESPecialist, 45(2), 125–142. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64129

Issue

Section

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier