Gêneros discursivos e a tríade leitura, escrita e oralidade na perspectiva decolonial de ensino em uma escola pública de Ananindeua
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64129Palavras-chave:
Decolonialidade, Práticas Educativas, Gêneros Discursivos, Projeto Circuito de LeituraResumo
Objetiva mostrar as práticas do projeto: “Circuito de Leitura: Lendo para Ser Feliz”, UFPA. Para isso, mobilizamos os estudos de Bakhtin (2016), Rojo (2012), Walsh (2013) e Freire (2021). A diversidade dos saberes amazônicos alicerça as discussões. A pesquisa é qualitativa colaborativa articulada aos mediadores do projeto. A investigação ocorreu na turma do 7º ano – escola pública, Ananindeua (Pa). As atividades envolveram narrativas, propagandas e entrevistas regionais. Os resultados apontaram as articulações necessárias da leitura, escrita e oralidade no trabalho com os gêneros discursivos, potencializando e valorizando a interação entre os educandos e os saberes que atravessam a Amazônia paraense.
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Referências
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