Gêneros discursivos e a tríade leitura, escrita e oralidade na perspectiva decolonial de ensino em uma escola pública de Ananindeua

Autores

  • Larissa da Silva Costa Aviz Universidade Federal do Pará
  • Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64129

Palavras-chave:

Decolonialidade, Práticas Educativas, Gêneros Discursivos, Projeto Circuito de Leitura

Resumo

Objetiva mostrar as práticas do projeto: “Circuito de Leitura: Lendo para Ser Feliz”, UFPA. Para isso, mobilizamos os estudos de Bakhtin (2016), Rojo (2012), Walsh (2013) e Freire (2021). A diversidade dos saberes amazônicos alicerça as discussões.  A pesquisa é qualitativa colaborativa articulada aos mediadores do projeto. A investigação ocorreu na turma do 7º ano – escola pública, Ananindeua (Pa). As atividades envolveram narrativas, propagandas e entrevistas regionais. Os resultados apontaram as articulações necessárias da leitura, escrita e oralidade no trabalho com os gêneros discursivos, potencializando e valorizando a interação entre os educandos e os saberes que atravessam a Amazônia paraense.

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Biografia do Autor

Larissa da Silva Costa Aviz, Universidade Federal do Pará

Mestranda e Pesquisadora em Linguística (área de concentração ensino e aprendizagem de línguas e culturas) pelo PPGL-UFPA. Graduada em Letras L. Portuguesa pelo ILC-UFPA. Especialista em Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes e Especialista em Linguística e Formação de Leitores pela Faculdade Dom Alberto. É membro do GALPDA (Grupo de Pesquisa e Letramentos na Amazônia) Participou do programa de pesquisa Observatório de Formação Docente (PIBIC) e atualmente é colaboradora formadora de mediadores de leitura no (Programa de Extensão Conexões de Saberes-UFPA). Pesquisa a área de educação, sobretudo a formação do Ethos docente, letramento literário, e atua em projetos de cunho voluntário voltados ao ensino da língua portuguesa para jovens de camadas populares (PRÉ-ENEM-EMAÚS/ Preparatório PSE - para alunos ribeirinhos quilombolas adentrarem à universidade-)/ Curso popular Esperançar/ Pré-ENEM PUA-UFPA/ Curso popular ÀGORA. Investiga, principalmente, os seguintes temas: linguística aplicada, mediação de leitura, escrita, oralidade, educação e juventudes e ações afirmativas, pedagogias decoloniais de ensino na Amazônia, multiletramentos e dialogismo. 

Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (PPGED/UFPA), Mestre em Linguística (PPGL/UFPA), Especialista em Língua Portuguesa: uma abordagem textual (UFPA) e em Neuropsicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva (UCAM). Graduação em Letras- Língua Portuguesa (UFPA). Estágio Pós-doutoral em Antropologia (PPGA/UFPA). Possui experiência na Educação Básica, Formação inicial e continuada de professores, coordenação de Pós-Graduação em Letras (Lato Sensu) e com projetos em comunidades ribeirinho-quilombolas. Atualmente, é Professora-Adjunto IV da Universidade Federal do Pará (Belém), lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)- Teoria e prática da Alfabetização. É docente do programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na linha de Ensino e aprendizagem, do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC). Trabalha com as seguintes temáticas: Tecnologias digitais e ensino de língua portuguesa, Práticas socioculturais, Letramento docente, Neuroeducação e Práticas pedagógicas Decoloniais no ensino de língua portuguesa. É uma das líderes do Grupo de estudo e pesquisa sobre Alfabetização, letramentos e práticas docentes na Amazônia-GALPDA (CNPq). Coordena o projeto de pesquisa Práticas socioculturais, linguagens e processos de ensino e aprendizagem na Formação docente. Em 2018, teve reconhecimento na América Latina e Caribe com o projeto Núcleo de Práticas e Linguagens Docentes considerado como uma das 33 experiências inovadoras na Formação docente pela I Convocatória do PREDALC. A pesquisadora está vinculada ao Grupo de estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA), ao GECA (grupo de Estudos Culturais da Amazônia) e à Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia. É integrante da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL)- GT ELIAB e sócia efetiva da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

Referências

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

Aviz, L. da S. C., & Rodrigues, I. C. . F. dos S. . (2024). Gêneros discursivos e a tríade leitura, escrita e oralidade na perspectiva decolonial de ensino em uma escola pública de Ananindeua. The Especialist, 45(2), 125–142. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64129

Edição

Seção

Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias