Trabajando con géneros discursivos en lectura, escritura y oralidad en una perspectiva decolonial de la enseñanza en una escuela pública de Ananindeua

Autores/as

  • Larissa da Silva Costa Aviz Universidade Federal do Pará
  • Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64129

Palabras clave:

Decolonialidade, Práticas Educativas, Gêneros Discursivos, Projeto Circuito de Leitura

Resumen

Tiene como objetivo mostrar las prácticas del proyecto: “Circuito de Lectura: Leer para ser feliz”, UFPA. Para lograrlo movilizamos los estudios de Bakhtin (2016), Rojo (2012), Walsh (2013) y Freire (2021). La diversidad de conocimientos amazónicos sustenta las discusiones. La investigación es cualitativa colaborativa articulada con los mediadores del proyecto. La investigación se desarrolló en la clase de 7º año de la escuela pública de Ananindeua (Pa). Las actividades involucraron narrativas, anuncios y entrevistas regionales. Los resultados señalaron las necesarias articulaciones de lectura, escritura y habla cuando se trabaja con géneros discursivos, potenciando y valorando la interacción entre los estudiantes y el conocimiento que atraviesa la Amazonia en Pará.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Larissa da Silva Costa Aviz, Universidade Federal do Pará

Mestranda e Pesquisadora em Linguística (área de concentração ensino e aprendizagem de línguas e culturas) pelo PPGL-UFPA. Graduada em Letras L. Portuguesa pelo ILC-UFPA. Especialista em Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes e Especialista em Linguística e Formação de Leitores pela Faculdade Dom Alberto. É membro do GALPDA (Grupo de Pesquisa e Letramentos na Amazônia) Participou do programa de pesquisa Observatório de Formação Docente (PIBIC) e atualmente é colaboradora formadora de mediadores de leitura no (Programa de Extensão Conexões de Saberes-UFPA). Pesquisa a área de educação, sobretudo a formação do Ethos docente, letramento literário, e atua em projetos de cunho voluntário voltados ao ensino da língua portuguesa para jovens de camadas populares (PRÉ-ENEM-EMAÚS/ Preparatório PSE - para alunos ribeirinhos quilombolas adentrarem à universidade-)/ Curso popular Esperançar/ Pré-ENEM PUA-UFPA/ Curso popular ÀGORA. Investiga, principalmente, os seguintes temas: linguística aplicada, mediação de leitura, escrita, oralidade, educação e juventudes e ações afirmativas, pedagogias decoloniais de ensino na Amazônia, multiletramentos e dialogismo. 

Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (PPGED/UFPA), Mestre em Linguística (PPGL/UFPA), Especialista em Língua Portuguesa: uma abordagem textual (UFPA) e em Neuropsicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva (UCAM). Graduação em Letras- Língua Portuguesa (UFPA). Estágio Pós-doutoral em Antropologia (PPGA/UFPA). Possui experiência na Educação Básica, Formação inicial e continuada de professores, coordenação de Pós-Graduação em Letras (Lato Sensu) e com projetos em comunidades ribeirinho-quilombolas. Atualmente, é Professora-Adjunto IV da Universidade Federal do Pará (Belém), lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)- Teoria e prática da Alfabetização. É docente do programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na linha de Ensino e aprendizagem, do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC). Trabalha com as seguintes temáticas: Tecnologias digitais e ensino de língua portuguesa, Práticas socioculturais, Letramento docente, Neuroeducação e Práticas pedagógicas Decoloniais no ensino de língua portuguesa. É uma das líderes do Grupo de estudo e pesquisa sobre Alfabetização, letramentos e práticas docentes na Amazônia-GALPDA (CNPq). Coordena o projeto de pesquisa Práticas socioculturais, linguagens e processos de ensino e aprendizagem na Formação docente. Em 2018, teve reconhecimento na América Latina e Caribe com o projeto Núcleo de Práticas e Linguagens Docentes considerado como uma das 33 experiências inovadoras na Formação docente pela I Convocatória do PREDALC. A pesquisadora está vinculada ao Grupo de estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA), ao GECA (grupo de Estudos Culturais da Amazônia) e à Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia. É integrante da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL)- GT ELIAB e sócia efetiva da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

Citas

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016. 164 p. Organização e tradução Paulo Bezerra.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): linguagens, códigos e suas tecnologias do ensino médio. Brasília/SEF: MEC,1998.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 71. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra., 2021.

GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1999

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 5. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013 [1991].

GUNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 201-209, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/HMpC4d5cbXsdt6RqbrmZk3J/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 ago. 2022.

MENEGASSI, R. J. Compreensão e interpretação no processo de leitura: noções básicas ao professor. Revista Unimar, Maringá, PR, v. 17, n. 1, p. 85-94, 1995. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevUNIMAR/article/view/56292/751375151005. Acesso em: 10 maio 2022.

ROJO, R. Multiletramentos na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 7-32.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. 7. ed. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

WALSH, C. Interculturalidade crítica e educação intercultural: in-surgir, re-existir e re-viver. In: VM CANDAU (org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

WALSH, C. Introducción: lo pedagógico y lo decolonial: Entretejiendo caminhos. In: WALSH, C. Pedagogias decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, re (existir) y re (vivir). Quito, Ecuador: Abya Yala, 2013. p. 23-68. Tomo I. (Serie Pensamiento Decolonial).

Publicado

2024-03-27

Cómo citar

Aviz, L. da S. C., & Rodrigues, I. C. . F. dos S. . (2024). Trabajando con géneros discursivos en lectura, escritura y oralidad en una perspectiva decolonial de la enseñanza en una escuela pública de Ananindeua. The ESPecialist, 45(2), 125–142. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64129

Número

Sección

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier