Produção de material didático para o ensino de português como segunda língua para surdos
explorando práticas de letramento na universidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69154Palavras-chave:
Português como segunda língua para surdos, Materiais didáticos, Ensino superior, Letramentos, MultimodalidadeResumo
Neste texto, apresentamos um projeto de elaboração de materiais didáticos para o ensino de português como segunda língua para surdos no ensino superior. Para a concepção do projeto e do material didático, são exploradas contribuições dos estudos sobre: bilinguismo e educação bi/ multilíngue (García; Woodley, 2015; Peluso; Lodi, 2023); letramentos (Carvalho; Castanheira; Machado, 2023; Silva, 2010; Papen, 2023); gêneros textuais (Bakhtin, 2006; Marcuschi, 2005); e Multimodalidade (Kress, 2003; Kress; van Leeuwen, 2001). No processo de elaboração do material, as professoras mapeiam diferentes práticas de letramento na universidade e em outros contextos, selecionam textos e elaboram atividades de leitura, escrita e de expansão dos recursos lexicogramaticais. Em seguida, os bolsistas do projeto atuam na tradução de conteúdos para a Libras, diagramação do material, inserção de elementos multimodais e edição dos vídeos. O material elaborado é composto por um livro em português com três unidades, no qual são incorporados vídeos em Libras.
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