Produção de material didático para o ensino de português como segunda língua para surdos

explorando práticas de letramento na universidade

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69154

Mots-clés :

Português como segunda língua para surdos, Materiais didáticos, Ensino superior, Letramentos, Multimodalidade

Résumé

Neste texto, apresentamos um projeto de elaboração de materiais didáticos para o ensino de português como segunda língua para surdos no ensino superior. Para a concepção do projeto e do material didático, são exploradas contribuições dos estudos sobre: bilinguismo e educação bi/ multilíngue (García; Woodley, 2015; Peluso; Lodi, 2023); letramentos (Carvalho; Castanheira; Machado, 2023; Silva, 2010; Papen, 2023); gêneros textuais (Bakhtin, 2006; Marcuschi, 2005); e Multimodalidade (Kress, 2003; Kress; van Leeuwen, 2001). No processo de elaboração do material, as professoras mapeiam diferentes práticas de letramento na universidade e em outros contextos, selecionam textos e elaboram atividades de leitura, escrita e de expansão dos recursos lexicogramaticais. Em seguida, os bolsistas do projeto atuam na tradução de conteúdos para a Libras, diagramação do material, inserção de elementos multimodais e edição dos vídeos. O material elaborado é composto por um livro em português com três unidades, no qual são incorporados vídeos em Libras.

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Biographie de l'auteur

Giselli Mara da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui graduação em Letras/ Licenciatura em Português pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - FALE-UFMG (2004), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e atualmente cursa o Doutorado em Estudos Linguísticos na FALE-UFMG. Desde 2011, é professora assistente na mesma instituição, na área de Libras. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino de português como L2 para surdos, ensino-aprendizagem de leitura e formação de professores de português para surdos.

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Publiée

2025-03-12

Comment citer

Silva, G. M. da, & Barbosa, E. dos R. A. . (2025). Produção de material didático para o ensino de português como segunda língua para surdos: explorando práticas de letramento na universidade. The ESPecialist, 46(1), 104–129. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69154