Desdobramentos da organização curricular linguística de uma escola bilíngue para surdos no Distrito Federal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a2

Keywords:

Educação bilíngue para surdos, Projeto Político-Pedagógico, Organização curricular, Libras

Abstract

A educação bilíngue para surdos vem conquistando as atenções públicas, políticas e educacionais no Brasil atualmente. Marcos históricos na educação de surdos revelam os rumos que esse modelo educacional está tomando. A exemplo disso,  temos políticas linguísticas como a Lei da Libras nº 10.436/02 e o Decreto nº 5.626/05, que foram criadas com o intuito de nortear caminhos para um possível bilinguismo para surdos. Posto isso, como aporte metodológico da análise documental à luz da Linguística Aplicada Crítica (LAC), este artigo trata criticamente do perfil institucional e da organização linguística do currículo de acordo com o Projeto Político-Pedagógico da Escola Bilíngue de Libras e Português Escrito, em Brasília,  evidenciando, assim, que um modelo de educação bilíngue para surdos deva compreender bem mais do que uma adaptação curricular. Para além disso,  que seja pensado e adequado para e por surdos.

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Author Biographies

Milene Galvão Bueno, Instituto Federal de Goiás - IFG Universidade de Brasília - UnB

Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasilia. Professora de Libras no Institurto Federal de Goiás.

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília - UnB

P.hD em Estudos Linguísticos pela UNESP (São José do Rio Preto). Professor associado 1 do Curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua - PBSL) e professor e orientador do curso de pós-graduação (Mestrado/Doutorado) em Linguística da Universidade de Brasília (UnB). 

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Escola Bilíngue Libras e Português por escrito de Taguatinga - P.P.P. Projeto Político Pedagógico, pp. 315.

Published

2020-05-11

How to Cite

Bueno, M. G., & Silva, K. A. da. (2020). Desdobramentos da organização curricular linguística de uma escola bilíngue para surdos no Distrito Federal. The ESPecialist, 41(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a2

Issue

Section

Papers