Desdobramentos da organização curricular linguística de uma escola bilíngue para surdos no Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a2Palabras clave:
Educação bilíngue para surdos, Projeto Político-Pedagógico, Organização curricular, LibrasResumen
A educação bilíngue para surdos vem conquistando as atenções públicas, políticas e educacionais no Brasil atualmente. Marcos históricos na educação de surdos revelam os rumos que esse modelo educacional está tomando. A exemplo disso, temos políticas linguísticas como a Lei da Libras nº 10.436/02 e o Decreto nº 5.626/05, que foram criadas com o intuito de nortear caminhos para um possível bilinguismo para surdos. Posto isso, como aporte metodológico da análise documental à luz da Linguística Aplicada Crítica (LAC), este artigo trata criticamente do perfil institucional e da organização linguística do currículo de acordo com o Projeto Político-Pedagógico da Escola Bilíngue de Libras e Português Escrito, em Brasília, evidenciando, assim, que um modelo de educação bilíngue para surdos deva compreender bem mais do que uma adaptação curricular. Para além disso, que seja pensado e adequado para e por surdos.
Métricas
Citas
BARDIN, L. 2004. Análise de Conteúdo., 3ª ed. Lisboa, PT: Editora 70.
CARVALHO, R. E. 2004. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação.
COSTA, J.P.B.2010. A educação do surdo ontem e hoje: posição sujeito e identidade. Campinas - SP: Mercado de Letras.
CRESWELL, J. W. 2010. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre. Editora: Artmed. 2ª Edição.
FAIRCLOUGH, N. 1989. Language and Power. Londres e Nova York: Longman.
________________.1992. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press.
________________________________________________________________. 2001. Discurso e mudança social. Coord. e pref. à ed. bras. I. Magalhães. Trad. I. Magalhães et al. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília.
_______________ . 2003. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge.
FERNANDES, E. 2012. (org.). Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação.
FREIRE, A. M. F.2016. Aquisição do português como segunda língua: uma proposta de currículo para o Instituto Nacional de Educação de Surdos. In: SKLIAR, Carlos (org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. vl. 2, 6ª ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 208 p.
FREITAS, M. T. U.; PESSOA, R. R. 2012. Rupturas e continuidades na Linguística Aplicada Crítica: uma abordagem historiográfica. Calidoscópio, Vol. 10, n. 2, p. 225-238, mai/ago.
GADOTTI, M.1994. O projeto político-pedagógico na escola: na perspectiva de uma educação para a cidadania. Brasília.
______________________. 1995. Escola Cidadã. 4. Ed. São Paulo: Cortez.
GESSER, A. 2009. Libras? Que língua é essa? São Paulo: Parábola Editorial.
LODI, A.C.B.; HARRISON, K.M.P.; CAMPOS, S.R.L. 2012. Letramento e surdez: um olhar sobre as particularidades do contexto educacional. In: LODI, A.C.B.; MÉLO, A.D.B.; FERNANDES, E. (org.). Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação.
MAGALHÃES, I.; RAJAGOPALAN, K. 2005. (org.). D.E.L.T.A., São Paulo, v. 21, Especial, p. 1-9.
MAGALHÃES, I; MARTINS, A. R.; RESENDE, V. M. 2017. Análise de Discurso Crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 260 pp.
PENNYCOOK, A. 2001. Critical applied linguistics: a critical introduction. Londres: Routledge.
QUADROS, R. M. 1997. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Artes Médicas. Porto Alegre.
RAJAGOPALAN, K. 2003. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial.
SKLIAR, C. 2016. (org.) Atualidade da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. vl. 2, 6ª ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 208 pp.
SLOMSKI, V. G. 2012. Educação Bilíngue para Surdos: concepções e implicações práticas. (2010), 2ª reimpr./ Curitiba: Juruá.
VEIGA, I. P. A. 2009. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª edição, Campinas: Papirus.
VASCONCELLOS, C. S. 2000. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e projeto Político Pedagógico. 9ª ed. São Paulo: Libertad.
RICHARDSON, R. J. et al. 1999. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3ª. Ed. São Paulo: Atlas.
THOMPSON, J. B. 2002. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Trad. (coord.) Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes.
TURETTA, B. R. & GÓES, M. C. R. 2018. Uma proposta inclusiva bilíngue para as crianças menores. In: LODI, A. C. B. & LACERDA, C. B. F. (org.) Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. 4ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.
Escola Bilíngue Libras e Português por escrito de Taguatinga - P.P.P. Projeto Político Pedagógico, pp. 315.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.