Sobre quando decidi fazer Letras

perezhivanie e trajetórias narrativas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e66353

Palabras clave:

Linguística Aplicada, Formação de Professores, Letras, Teoria Histórico-Cultural, Perezhivanie

Resumen

Esta pesquisa investiga as trajetórias narrativas de quatro estudantes ingressantes do curso de Letras. Para isso, consideramos o conceito histórico-cultural de perezhivanie, referente às experiências emocionais que os sujeitos atravessam como parte de seu desenvolvimento, destacando a influência do contexto sociocultural refratada pelo sujeito. A vivência em questão teve como foco a escolha pelo curso, as primeiras memórias de aprendizagem de línguas, a inclinação para a docência/tradução e a tomada de decisão pelo curso. Os resultados sugerem uma relação afetiva com o campo da linguagem desde a infância e a presença de professores incentivadores. No entanto, desafios como a desvalorização da profissão e a falta de apoio social foram recorrentes. Além disso, a aprendizagem de uma nova língua figura afetivamente como uma válvula de escape. O estudo busca, desta forma, compreender quais fatores são determinantes na escolha pelo curso de Letras, contribuindo para melhor oferta desses cursos no ensino superior.

Biografía del autor/a

Gleisla Thais Mendes, Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

https://orcid.org/0009-0005-3033-6837

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Publicado

2024-06-28

Cómo citar

Lima, F. S. de, & Mendes, G. T. (2024). Sobre quando decidi fazer Letras: perezhivanie e trajetórias narrativas. The ESPecialist, 45(3), 183–207. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e66353