Sobre quando decidi fazer Letras

perezhivanie e trajetórias narrativas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e66353

Palabras clave:

Linguística Aplicada, Formação de Professores, Letras, Teoria Histórico-Cultural, Perezhivanie

Resumen

Esta pesquisa investiga as trajetórias narrativas de quatro estudantes ingressantes do curso de Letras. Para isso, consideramos o conceito histórico-cultural de perezhivanie, referente às experiências emocionais que os sujeitos atravessam como parte de seu desenvolvimento, destacando a influência do contexto sociocultural refratada pelo sujeito. A vivência em questão teve como foco a escolha pelo curso, as primeiras memórias de aprendizagem de línguas, a inclinação para a docência/tradução e a tomada de decisão pelo curso. Os resultados sugerem uma relação afetiva com o campo da linguagem desde a infância e a presença de professores incentivadores. No entanto, desafios como a desvalorização da profissão e a falta de apoio social foram recorrentes. Além disso, a aprendizagem de uma nova língua figura afetivamente como uma válvula de escape. O estudo busca, desta forma, compreender quais fatores são determinantes na escolha pelo curso de Letras, contribuindo para melhor oferta desses cursos no ensino superior.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Gleisla Thais Mendes, Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

https://orcid.org/0009-0005-3033-6837

Citas

BARKHUIZEN, G. Narrative research in language teaching and learning. Language Teaching, v.47, n.4, p.450-466, 2014.

DAVOK, D.F.; BERNARD, R.P. Avaliação dos índices de evasão nos cursos de graduação da

Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Avaliação, v.21, n.2, p.503-521, 2016.

ELLIS, V.; EDWARDS, A.; SMAGORINSKY, P. Cultural-historical perspectives on teacher education and development. New York: Routledge, 2010. p.63-77.

FLEER, M.; GONZÁLEZ REY. F.L; VERESOV, N. Perezhivanie, Emotions and Subjectivity: Advancing Vygotsky's Legacy. Springer, 2017.

GONZÁLEZ REY, F.L. Historical relevance of Vygotsky’s work: its significance for a new approach to the problem of subjectivity in psychology. Outlines: Critical Practical Studies, v.1, n.11, p.59-73,2009.

JAHREIE, C.F. Making sense of conceptual tools in student-generated cases: Student teachers' problem-solving processes. Teaching and Teacher Education, Amsterdam, v.26, n.6, p.1229-1237, 2010.

LIBÂNEO, J.C. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educação e Realidade, v. 40, n.2, p. 629-650, 2015.

PROPLAN (UFPE). Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças. Causas de evasão de alunos nos cursos de graduação presencial da UFPE: Relatório. Recife, Pernambuco, 2016, 49p.

ROLIM, M.J.; ALMEIDA, D.M. A evasão estudantil no curso de letras português da FECLESC. EnPe - Ensino em Perspectivas, v.2, n.1, p.1-12, 2021.

SMAGORINSKY, P. A Vygotskian analysis of the construction of setting in learning to teach. In: ELLIS, V.; EDWARDS, A.; SMAGORINSKY, P. Cultural-historical perspectives on teacher education and development. New York: Routledge, 2010. p.63-77.

SMIRNOVA, L. Teachers’ Motives, Agency and Vygotsky’s Notion of Perezhivanie. The European Journal of Applied Linguistics and TEFL, v.12, n.1, p.1-17, 2023.

TAVARES, J.; SANTOS, M.N. A lei do espanhol e a evasão do curso de Letras Português/Espanhol da Unioeste/Cascavel: fenômenos que se cruzam. Educação em Análise. v.8, n.2, p.431-445, 2023.

TONIN, L.B. Evasão e abandono no curso de Letras Português Inglês EAD em uma instituição básica. Revista Scientia Alpha. v.2, n.2, p.1-12, 2020.

VERESOV, N. The Concept of Perezhivanie in Cultural-Historical Theory: Content and Contexts. In: FLEER, M.; GONZÁLEZ REY.; VERESOV, N. Perezhivanie, Emotions and Subjectivity: Advancing Vygotsky's Legacy. Springer, 2017.

VERESOV, N.; MOK, N. Understanding development through the perezhivanie of learning. In: LANTOLF, J.P.; POEHNER, M.; SWAIN, M. (Eds.). The Routledge handbook of sociocultural theory and second language development. New York: Routledge, 2018, p.89-101.

VYGOTSKY, L. S. The problem of the environment. In: VALSINER, J.; VAN DER VEER, R. (Eds.). The Vygotsky reader. Blackwell, 1994, p. 347–348.

VYGOTSKY, L.S. Thought and Language. Expanded and revised. Cambridge, MA: MIT Press, 2012. 307p.

WEBSTER, L.; MERTOVA, P. Using Narrative Inquiry as a Research Method: an introduction to using critical event narrative analysis in research on learning and teaching. London/New York: Routledge, 2007.

Publicado

2024-06-28

Cómo citar

Lima, F. S. de, & Mendes, G. T. (2024). Sobre quando decidi fazer Letras: perezhivanie e trajetórias narrativas. The ESPecialist, 45(3), 183–207. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e66353