Quadrinhos no Instagram
a formação do leitor responsivo
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69099Mots-clés :
Gêneros textuais, Instagram, Responsividade, Tecnologia, Verbo-visualRésumé
O contexto tecnológico atual aponta para uma mudança nas áreas sociais, inclusive na educacional. O presente artigo objetiva demonstrar como o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa pode ser mais significativo e atrativo para o aluno se aliado à tecnologia. Discute como o gênero quadrinho, associado ao suporte Instagram, por meio de uma conta específica, utilizados com a finalidade de estimular e potencializar a responsividade dos estudantes. Portanto, a proposição deste artigo une as habilidades linguísticas e tecnológicas dos discentes e promove o diálogo entre a informalidade das mídias sociais com os quadrinhos. A elaboração deste artigo, baseou-se nas teorias de Bakhtin, sobre gêneros e leitura responsiva; nos pensamentos de Pinheiro, a respeito dos gêneros midiáticos; assim como em Marcuschi, sobre suporte textual.
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