ANÁLISE DE ATIVIDADE DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA COM BASE EM GÊNEROS (BIOGRAFIA)

Autores/as

  • Leila Maria Gumushian Felipini Universidade Sagrado Coração - Bauru FOB / USP Bauru
  • Aline Rios USC Bauru SP

Palabras clave:

Inglês, gêneros textuais, leitura, livro didático.

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar uma atividade de leitura de um livro didático baseado na abordagem de gêneros. Mais especificamente, foi verificar se os exercícios propostos nesta atividade estão de acordo com a perspectiva de ensino baseada na abordagem de gênero conforme descrito no guia do professor. As perguntas que direcionaram este estudo foram duas: Quais os exercícios propostos na atividade de leitura do gênero biografia? Estes exercícios estão de acordo com a perspectiva de ensino baseada na abordagem de gênero? A atividade do gênero biografia, nosso objeto de estudo, foi retirada de um livro didático de língua inglesa utilizado para o 9º ano do ensino fundamental. A análise teve como foco o conteúdo dos exercícios e se apoiou na concepção de linguagem de Bakhtin (1997) e na perspectiva do gênero discursivo de Schneuwly e Dolz (2010). Os resultados demonstraram que os exercícios propostos exploram apenas superficialmente a perspectiva de ensino baseada na abordagem de gênero.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Leila Maria Gumushian Felipini, Universidade Sagrado Coração - Bauru FOB / USP Bauru

Leila Maria G. Felipini has a bachelor Degree in Translation at Universidade do Sagrado Coração, Master Degree in Linguistics at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor of Languages and Translation at Universidade do Sagrado Coração. Doctorate student at FOB-USP.

Aline Rios, USC Bauru SP

Alline Rios Holds a degree in English and Portuguese Languages and a Lato Sensu degree in Teaching English as a Foreign Language (USC – Bauru). Taught English through Genre-Based Approach to Middle and High School, currently teaches English to Elementary School, mostly through Content-Based instruction.

Publicado

2016-12-30

Cómo citar

Felipini, L. M. G., & Rios, A. (2016). ANÁLISE DE ATIVIDADE DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA COM BASE EM GÊNEROS (BIOGRAFIA). The ESPecialist, 37(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/17865

Número

Sección

Papers