ANÁLISE DE NECESSIDADES EM INGLÊS: PROPOSIÇÃO E REFLEXÕES SOBRE UM INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES

Autores/as

  • Renato Caixeta da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i1a4

Palabras clave:

Inglês para fins específicos, Análise de necessidades, Instrumento.

Resumen

Este artigo envolve a análise de necessidades prevista no ensino de inglês para fins específicos (ISP), baseado na centralização do ensinar e do aprender no aluno, e considerando o seu conhecimento necessário, desejos e anseios. Descreve-se e discute-se um instrumento de coleta de informações já utilizado em duas turmas da disciplina Oficina de Leitura e Escrita em Língua Estrangeira IV (Inglês) do curso de Bacharelado em Letras de um centro federal de educação em Minas Gerais. Defende-se que esta proposta pode ser útil para outros contextos, adaptada a situações diversas de ensino de línguas para fins específicos e contribui para o reforço do papel central a ser ocupado pelo aprendiz no ensino e na aprendizagem de línguas na medida em que a ele é dada a voz sobre suas necessidades.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Renato Caixeta da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.

Renato Caixeta da Silva is a full professor at the Federal Centre of Technological Education in Minas Gerais (CEFET-MG) where he has taught English since 1997. He has long experience in teaching ESP, General English, Reading Images, at Secondary Education, Undergraduation Course and Post-Graduation Courses (Master and Doctorate). He also has the following research interests: foreign language teaching and learning, teaching materials, Multimodality and Systemic-Functional Linguistics. He has been the leader of the Research Group on Teaching Materials and Resources at CEFET-MG since 2012. E-mail: rencaixe@yahoo.com.br

Citas

ALMEIDA, Amanda Maria B. de Souza; SILVA, Thalita Barbosa. Análise de necessidades de inglês para alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. CONICT – IFSP: 7° Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP - Matão-SP, 2016. Disponível em http://mto.ifsp.edu.br/images/CPI/Anais/IC/1668.pdf. Acesso em 05/04/2017.

DUDLEY-EVANS, Tonny.; ST. JOHN, Maggie Jo. Development in English for Specific Purposes: A Multidisciplinary Approach, Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido. 28 ed. São Paulo: Paz e Terra Editores, 2000.

HUTCHINSON, Tom; WATERS, Alan. English for Specific Purposes: a learning-centre approach. Cambridge: CUP, 1987.

JORDAN, R. R. English for Academic Purposes- a guide and resource book for teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa Pedagógica – do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LONG, Michael. Overview: A rationale for needs analysis and need analysis research. In: LONG, Michael Second Language Needs Analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 2005, p. 1-16.

SAES, Maria Elizete Luz. Exames de Proficiência em Língua Inglesa: análise de necessidades e propostas metodológicas. The ESPecialist, v. 34, n 1, 2013, p.91-112.

MILLER, Inés K.; GIEVE, Simon. What do we mean by ‘Quality of Classroom Life’. In.: GIEVE, S. and MILLER, I. K. (Ed.) Understanding the language classroom, Hampshire, U K: Palgrave Macmillan. 2006, p. 18-47.

RAMOS, Rosinda Castro Guerra; LIMA-LOPES, Rodrigo; GAZOTTI-VALLIM, Maria Aparecida. Análise de Necessidades: Identificando Gêneros Acadêmicos em um Curso de Leitura Instrumental. The ESPecialist, vol. 25, nº 1 São Paulo: PUC-SP, 2004, p 1-29.

RIBEIRO, Ana Elisa; VILLELA, Ana Maria Nápoles Villela; COELHO, Olga Valeska Soares; AVELAR, Silvana Lúcia Teixeira. Projeto Político-Pedagógico para Implantação do Curso de Graduação em Letras (Linha de Formação em Tecnologias da Edição). Belo Horizonte: CEFET-MG, 2010.

SARMENTO, Maria Edileuda do Rego. Análise de necessidades de inglês para fins específicos em um curso de graduação em turismo. Dissertação de Mestrado em Estudos da Linguagem. Natal: UFRN, 2012, 124f.

SILVA, Jessica Cristina da; BONIFÁCIO, Carla Alecsandra de Melo. Inglês para hotelaria: análise das necessidades de aprendizado dos profissionais em hotéis de grande porte de João Pessoa/PB. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. XII, n. 1, jun. 2015, p. 438- 462.

Disponível em https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/download/562/659.

Acesso em 05/04/2017

SOUZA, Sheilla Andrade. Análise de necessidades e o ensino de línguas para fins específicos. Revista Desempenho. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UnB, número 22, 2014, p. 1-16.

VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. English for Specific Purposes: fundamentos do ensino de inglês para fins específicos. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. Rio de Janeiro, UNIGRANRIO, Número XXXIV, 2010, pp. 1-12. Disponível em:

http://publicacoes.unigranrio.com.br/index.php/reihm/article/viewFile/1715/808. Acesso em 01/03/2017.

Archivos adicionales

Publicado

2018-07-27

Cómo citar

Silva, R. C. da. (2018). ANÁLISE DE NECESSIDADES EM INGLÊS: PROPOSIÇÃO E REFLEXÕES SOBRE UM INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES. The ESPecialist, 39(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i1a4

Número

Sección

Papers