ANÁLISE DE NECESSIDADES EM INGLÊS: PROPOSIÇÃO E REFLEXÕES SOBRE UM INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES

Auteurs

  • Renato Caixeta da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i1a4

Mots-clés :

Inglês para fins específicos, Análise de necessidades, Instrumento.

Résumé

Este artigo envolve a análise de necessidades prevista no ensino de inglês para fins específicos (ISP), baseado na centralização do ensinar e do aprender no aluno, e considerando o seu conhecimento necessário, desejos e anseios. Descreve-se e discute-se um instrumento de coleta de informações já utilizado em duas turmas da disciplina Oficina de Leitura e Escrita em Língua Estrangeira IV (Inglês) do curso de Bacharelado em Letras de um centro federal de educação em Minas Gerais. Defende-se que esta proposta pode ser útil para outros contextos, adaptada a situações diversas de ensino de línguas para fins específicos e contribui para o reforço do papel central a ser ocupado pelo aprendiz no ensino e na aprendizagem de línguas na medida em que a ele é dada a voz sobre suas necessidades.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Renato Caixeta da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.

Renato Caixeta da Silva is a full professor at the Federal Centre of Technological Education in Minas Gerais (CEFET-MG) where he has taught English since 1997. He has long experience in teaching ESP, General English, Reading Images, at Secondary Education, Undergraduation Course and Post-Graduation Courses (Master and Doctorate). He also has the following research interests: foreign language teaching and learning, teaching materials, Multimodality and Systemic-Functional Linguistics. He has been the leader of the Research Group on Teaching Materials and Resources at CEFET-MG since 2012. E-mail: rencaixe@yahoo.com.br

Références

ALMEIDA, Amanda Maria B. de Souza; SILVA, Thalita Barbosa. Análise de necessidades de inglês para alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. CONICT – IFSP: 7° Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP - Matão-SP, 2016. Disponível em http://mto.ifsp.edu.br/images/CPI/Anais/IC/1668.pdf. Acesso em 05/04/2017.

DUDLEY-EVANS, Tonny.; ST. JOHN, Maggie Jo. Development in English for Specific Purposes: A Multidisciplinary Approach, Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido. 28 ed. São Paulo: Paz e Terra Editores, 2000.

HUTCHINSON, Tom; WATERS, Alan. English for Specific Purposes: a learning-centre approach. Cambridge: CUP, 1987.

JORDAN, R. R. English for Academic Purposes- a guide and resource book for teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa Pedagógica – do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LONG, Michael. Overview: A rationale for needs analysis and need analysis research. In: LONG, Michael Second Language Needs Analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 2005, p. 1-16.

SAES, Maria Elizete Luz. Exames de Proficiência em Língua Inglesa: análise de necessidades e propostas metodológicas. The ESPecialist, v. 34, n 1, 2013, p.91-112.

MILLER, Inés K.; GIEVE, Simon. What do we mean by ‘Quality of Classroom Life’. In.: GIEVE, S. and MILLER, I. K. (Ed.) Understanding the language classroom, Hampshire, U K: Palgrave Macmillan. 2006, p. 18-47.

RAMOS, Rosinda Castro Guerra; LIMA-LOPES, Rodrigo; GAZOTTI-VALLIM, Maria Aparecida. Análise de Necessidades: Identificando Gêneros Acadêmicos em um Curso de Leitura Instrumental. The ESPecialist, vol. 25, nº 1 São Paulo: PUC-SP, 2004, p 1-29.

RIBEIRO, Ana Elisa; VILLELA, Ana Maria Nápoles Villela; COELHO, Olga Valeska Soares; AVELAR, Silvana Lúcia Teixeira. Projeto Político-Pedagógico para Implantação do Curso de Graduação em Letras (Linha de Formação em Tecnologias da Edição). Belo Horizonte: CEFET-MG, 2010.

SARMENTO, Maria Edileuda do Rego. Análise de necessidades de inglês para fins específicos em um curso de graduação em turismo. Dissertação de Mestrado em Estudos da Linguagem. Natal: UFRN, 2012, 124f.

SILVA, Jessica Cristina da; BONIFÁCIO, Carla Alecsandra de Melo. Inglês para hotelaria: análise das necessidades de aprendizado dos profissionais em hotéis de grande porte de João Pessoa/PB. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. XII, n. 1, jun. 2015, p. 438- 462.

Disponível em https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/download/562/659.

Acesso em 05/04/2017

SOUZA, Sheilla Andrade. Análise de necessidades e o ensino de línguas para fins específicos. Revista Desempenho. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UnB, número 22, 2014, p. 1-16.

VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. English for Specific Purposes: fundamentos do ensino de inglês para fins específicos. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. Rio de Janeiro, UNIGRANRIO, Número XXXIV, 2010, pp. 1-12. Disponível em:

http://publicacoes.unigranrio.com.br/index.php/reihm/article/viewFile/1715/808. Acesso em 01/03/2017.

Téléchargements

Fichiers supplémentaires

Publiée

2018-07-27

Comment citer

Silva, R. C. da. (2018). ANÁLISE DE NECESSIDADES EM INGLÊS: PROPOSIÇÃO E REFLEXÕES SOBRE UM INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES. The ESPecialist, 39(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i1a4

Numéro

Rubrique

Papers