A mediação na prática de revisão por pares de produção escrita em uma perspectiva sociocultural de aprendizagem de L2
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i1a4Palabras clave:
colaboração, produção escrita, revisão por pares, teoria sociocultural, educação bilíngueResumen
Esta pesquisa teve por objetivo propor a prática de revisão por pares de produção escrita a um 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola com currículo bilíngue Português-Inglês do Sul do Brasil. Ela visou a analisar a atividade colaborativa em que os participantes se envolveram enquanto estavam engajados na atividade de revisão por pares, destacando as estratégias mediadoras utilizadas, tendo em vista que o diálogo colaborativo proveniente da prática poderia ser o lugar onde o uso da língua e a aprendizagem da língua poderiam coocorrer (SWAIN, 1997), tornando-se uma atividade social e cognitiva (SWAIN, 2000). Os participantes realizaram essa prática em duplas durante um período de 4 meses, revisando 5 produções textuais no total. O feedback em relação à revisão era fornecido de forma escrita e oral. O feedback oral foi gravado e transcrito e através de sua análise foi possível observar que, dentre as estratégias mediadoras identificadas, as duplas utilizaram-se de fontes externas, da L1, de andaimento, de apoio no conhecimento metalinguístico e da fala privada. Unindo seus conhecimentos, os aprendizes, ao trabalharem juntos, alcançaram níveis mais elevados de desempenho, através da assistência mútua (OHTA, 2000).
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